VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cenário político se define para eleições em Brasília.


As definições do último fim de semana, com os encontros do PT e do PSB-Rede Sustentabilidade, deixaram o cenário político mais claro para as próximas eleições. Pelo menos quatro grupos já estão com seus cabeças de chapa definidos: o governador Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição; o senador Rodrigo Rollemberg (PSB); o ex-governador José Roberto Arruda (PR); e Toninho do PSol. Alguns ajustes ainda vão ocorrer nas indicações para vice-governador e Senado, mas também nesse ponto as negociações estão avançadas.

O quadro continua indefinido em outras frentes, como as representadas pelo DEM, PSDB e PPS. Há risco de racha. O deputado Luiz Pitiman (PSDB) e a distrital Eliana Pedrosa (PPS) foram lançados pelos respectivos partidos como concorrentes ao Palácio do Buriti, embora estejam conversando sobre uma junção das candidaturas.

No último sábado, o PT aclamou o nome de Agnelo e Tadeu Filippelli (PMDB), respectivamente, para governador e vice. Os delegados partidários também decidiram que o deputado federal Geraldo Magela é o candidato ao Senado. Ele não abre mão de concorrer, mas o presidente da legenda, Roberto Policarpo, já antecipou que as negociações continuam com outros partidos da base do governo. "Vamos optar pelo nome que der mais força para a reeleição do governador, que é nossa principal meta", explicou Policarpo.

O PSB-Rede vai com Rollemberg à frente da chapa, tendo o deputado José Antônio Reguffe (PDT) como candidato a senador. Reguffe confirmou o apoio ao colega no último sábado. O espaço para vice na chapa continua aberto e Rollemberg quer mostrar que sua candidatura tem conteúdo para conseguir atrair para o grupo o PSD, do ex-governador Rogério Rosso. A tendência é de aproximação. O jornalista Hélio Doyle, filiado ao PSD, está na coordenação do marketing da campanha de Rollemberg.

Em março, o ex-governador Arruda fechou acordo com Joaquim Roriz (PRTB), que indicou a filha Liliane para vice, abrindo a vaga de senador para Gim Argello (PTB). O ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM) também é uma possibilidade na composição. Ele colocou seu nome como candidato a senador na chapa de Arruda, mas ainda precisa convencer a direção nacional do DEM de que esse é o melhor projeto para o partido nas eleições de outubro.

Outro candidato ao governo que deve ser confirmado é Toninho do PSol. Ele ainda não foi lançado como nome oficial, mas já confirmou que será cabeça de chapa e tem acordo praticamente fechado com o PSTU. A ideia é fazer uma aliança com a extrema esquerda. Quem também não abre mão de ser candidato ao governo é o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB). Ele trabalha com a estratégia de oferecer um palanque no DF para o senador Aécio Neves (MG), candidato tucano à Presidência. O tucano tem conversado com a deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS), oferecendo a ela a vice ou a vaga ao Senado. O grande obstáculo a ser superado é o interesse da própria deputada, que também vem trabalhando para ser candidata ao governo. Até agora eles não chegaram a um denominador comum.

Agnelo Queiroz (PT)

Sem disputa interna, o governador foi confirmado como pré-candidato à reeleição. A dobradinha com Tadeu Filippelli (PMDB) será repetida. O deputado Geraldo Magela (PT) é o nome indicado pelo PT ao Senado, mas ainda depende de acordo na base.

José Roberto Arruda (PR)

Articulou-se como candidato ao Palácio do Buriti com o grupo do ex-governador Joaquim Roriz (PRTB). A distrital Liliane Roriz é o nome para vice. O Senado foi oferecido a Gim Argello (PTB), mas o ex-deputado Alberto Fraga (DEM) também tenta a vaga.

Toninho (Psol)

Chegou a ser convidado para construir uma frente com PSB e PDT. Mas as conversas não avançaram. Terceiro colocado nas eleições de 2010, ele aposta em um grupo mais à esquerda. Para isso, trabalha um acordo praticamente certo com o PSTU.

Rodrigo Rollemberg (PSB)

Foi lançado como pré-candidato na sexta-feira em evento com a Rede Sustentabilidade. Deve ir para o embate ao lado do deputado Reguffe (PDT), que se lançou como candidato ao Senado. Rollemberg negocia a vaga de vice com o PSD, presidido por Rogério Rosso.

Luiz Pitiman (PSDB)

Foi convocado pelo candidato tucano Aécio Neves para construir um palanque presidencial no DF. Tenta fechar um acordo com a distrital Eliana Pedrosa (PPS) para o Senado, mas ela também tem intenção de concorrer ao Palácio do Buriti.

Fonte: Correio Brasiliense - Almiro Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário