Parlamentares tomarão posse às 10 horas do dia 1º de janeiro de 2015
Com a presença de 18 dos 24 deputados distritais eleitos para a sétima legislatura, a Câmara Legislativa do Distrito Federal reuniu para um café da manhã, nesta quinta-feira (16), os parlamentares que tomarão posse às 10 horas do dia 1º de janeiro de 2015 para um mandato de quatro anos.
As boas-vindas aos novatos – que somam 50% das vagas – foram dadas pelo presidente da Casa, deputado Wasny de Roure, um dos reeleitos. Ele apresentou em linhas gerais a estrutura do Legislativo local e colocou os atuais ocupantes de cargos do organograma da CLDF à disposição dos novatos.
Em seguida, os demais membros da atual Mesa Diretora cumprimentaram os novos colegas e relataram suas experiências no parlamento do DF. Agaciel Maia (PTC), atual vice-presidente e reeleito, declarou que "aprendeu mais nos quatro anos de Câmara Legislativa do que em décadas de trabalho no Senado".
O deputado Prof. Israel (PV) concordou com o colega e atribuiu às "diferentes correntes de pensamento" que compõem o Legislativo a principal razão dessa aprendizagem. Os demais integrantes da Mesa – Eliana Pedrosa (PPS) e Aylton Gomes (PR), que não retornarão ao parlamento – também falaram e desejaram sorte aos vencedores do pleito.
Reconhecimento – Um dos principais pontos da conversa foi a necessidade de um maior reconhecimento, pela população, do trabalho exercido pelos deputados distritais. A deputada Eliana Pedrosa lamentou que no tempo em que foi detentora de um mandato não tenha conseguido tornar possível essa compreensão. Argumento que foi ratificado por Ayton Gomes.
Entre os novos também há preocupação relativa a este tema. Para Rodrigo Delmasso, eleito pelo PTN, "a Casa se comunica bem", mas é necessário que o parlamentar corrobore "junto ao eleitor a sua missão, que é trabalhar em defesa da população".
Para o deputado Alírio Neto (PEN), que está deixando o parlamento, "o que prejudica o Legislativo é abrir mão das prerrogativas contidas na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Casa". Por sua vez, a deputada reeleita Celina Leão (PDT) defendeu "a unidade da Casa" independentemente das diferenças ideológicas.
Experiência – Bispo Renato (PR), que voltará à CLDF no próximo mandato, contou que a experiência como secretário do GDF, nos últimos anos, vai ajudar no retorno ao Legislativo. Telma Rufino, eleita pelo PPL, afirmou que costuma "falar o que pensa e não se incomoda com a opinião dos outros". Enquanto o professor Reginaldo Veras, eleito pelo PDT, disse estar se preparando "para exercer plenamente um mandato digno, sério e ético".
Durante o encontro, também houve momentos mais descontraídos com brincadeiras sobre a naturalidade dos eleitos e coincidências verificadas durante a campanha. Entre os novatos também participaram do evento: Júlio César (PRB), Sandra Faraj (SD), Juarezão (PRTB), Raimundo Ribeiro (PSDB), Lira (PHS) e Luzia de Paula (PEN), que estava na CLDF como suplente.
Participaram do encontro ainda: Wellington Luiz (PMDB), Joe Valle (PDT), Chico Vigilante (PT) e Dr. Michael (PP), todos reeleitos; Olair Francisco (PTdoB), Evandra Garla (PRB) e Washington Mesquita (PTB), que não retornarão na próxima legislatura; bem como o deputado Rôney Nemer (PMDB), eleito para uma vaga da Câmara dos Deputados.
Fonte: Marco Túlio Alencar – Coordenadoria de Comunicação Social.
Celina Parabens pela ótima ideia,a UNIDADE é tudo, unidos se vence mais facil.
ResponderExcluirTadeu Macedo