VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Eleições 2014: A hipocrisia dos cargos comissionados

Neste final de campanha, os candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) estão prometendo, a torto e a direito a diminuição dos cargos comissionados. Até aí tudo bem. Acho até um discurso bonito. Seria mais que necessário. Mas, na prática não é bem assim. Para governar ou fazer a máquina funcionar terão que contratar comissionados. Ninguém é bobo e já sabe que a maioria dos futuros contemplados será de apadrinhados. Não importa a cor ou a corrente política que irá governar em 2015.

A dura realidade

Caso isso não ocorra, A “governabilidade” fica seriamente ameaçada. Preencher os cargos de chefia com concursados demora um bocado. Já que os editais são uma verdadeira penúria, além da complexa lei de responsabilidade fiscal que impõe grandes limitações a isso. E outra, os quadros existentes na máquina pública não seriam suficientes para manter o governo funcionando.

As vertentes

E outra: essa história do “novo” não existe. Seja quem for governar, vai ter em seus quadros rorizistas, arrudistas, petistas e outras correntes políticas. Nada contra. Só acho tem jogar limpo. A política e os seus agregados pouco se renovam. Falar em profundas mudanças é puro engodo. A verdade é essa, ou se governa com o mais do mesmo, ou então terá sérios problemas para administrar. Essa é a única realidade das entranhas políticas. 

Fonte: Odir Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário