VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

domingo, 31 de agosto de 2014

Eleições: Sorte no jogo, azar na Justiça 'José Roberto Arruda'

Depois de atingir quase 40% das intenções de voto, Arruda é derrotado no TSE e vê sua candidatura próxima do insustentável . 

Folha corrida: As encrencas do político

› Violou o painel eletrônico do Senado e perdeu o mandato em 2001.

› Foi deposto do Buriti, depois de filmado recebendo maços de dinheiro.

› Tornou-se o primeiro governador preso, por obstruir investigações policiais.

› Foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa.

› Antes de ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TSE, foi exposto em vídeo contabilizando votos de ministros.

Concorrente ficha-suja: aliados vão pressioná-lo a desistir

Duas das estatuetas mais cobiçadas na entrega de um Oscar são a de ator principal e a de diretor. No filme de suspense da eleição para o governo do Distrito Federal, o candidato José Roberto Arruda (PR) pode concorrer em ambas as categorias. Dono de quase 40% das intenções de voto, ele protagoniza uma campanha de sucesso com boa parte dos eleitores, ainda que envolvida numa enorme insegurança jurídica. Na última terça (26), essa briga lhe rendeu uma punhalada irremediável: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o impediu de seguir no pleito. Arruda é um ficha-suja. Diante desse enredo, integrantes de sua coligação falam em desistir do ator principal e mantê-lo apenas como um líder por trás das câmeras. E já deram prazo até o dia 10 para ele reverter sua situação com a lei.

Desde o início da atual campanha, as encrencas de Arruda com a Justiça sempre mantiveram sua candidatura por um fio. Condenado por improbidade administrativa em duas instâncias, suas atuais sentenças o ligam ao maior esquema de corrupção já revelado no DF. Nessa trama, documentada em ampla filmografia, o político aparece recebendo propina das mãos de Durval Barbosa, articulador da saga de distritais que vendiam apoio ao governo. Os episódios seguintes foram a implosão da cúpula governamental, a prisão do ex-chefe do Executivo, a depressão e o ostracismo em São Paulo. Neste ano, Arruda reapareceu na cena candanga. Mais magro e bem-disposto, cercado por medalhões do mundo jurídico e obstinado em retomar o poder, ensaiou seu retorno. Sedutor, com uma lábia maior do que sua ficha corrida, conseguiu sócios para uma superprodução. Juntou-se a Joaquim Roriz, a quem considerava inimigo em 2010, e acertou um pacto com o senador Gim Argello (PTB). Candidato à reeleição na chapa do ex-governador, o petebista é considerado um 'sem-voto' ele era suplente de Roriz. Apesar disso, ostenta o requisito mais importante na arena eleitoral: dinheiro. Só dentro de casa, Argello acumula 800 000 reais em espécie. Muito para a maioria dos mortais, mas um troco para as cifras milionárias cobradas pelos escritórios de advogados que trabalham em favor de Arruda.

Bombardeado pelo complexo momento jurídico do ex-governador, esse tripé eleitoral apresentou sua primeira grande rachadura pública nesta semana. Poucas horas antes de ser julgado no TSE, Arruda foi surpreendido com uma gravação clandestina. Nas imagens, ele contabiliza votos de ministros do Judiciário. O conteúdo é fraco, mas o seu efeito deixou ainda mais sombrio o ambiente já desfavorável ao combalido candidato do PR. Antes da degola política na corte, ele sentiu a traição de alguns dos seus aliados. Quem gravou o vídeo foi Eri Varella, advogado e amigo de Joaquim Roriz.

Toda essa intrincada história pode promover Gim Argello à condição de cabeça de chapa. Uma das hipóteses desenhadas no grupo é fazer do senador o plano B na corrida ao Buriti. Nesse caso, já se especula que Arruda assumiria a coordenação-geral da campanha. Ele ainda poderia ser contemplado com a presença da mulher, Flávia, que herdaria o posto de vice. Mas há outros scripts. Num deles, Jofran Frejat (PR), hoje candidato a vice, lideraria a chapa. Luiz Pitiman, concorrente do PSDB ao governo, fez sua tentativa. Ligou para assessores do ex-governador se oferecendo como capitão do epílogo. O presidente da Fecomércio, o ex-senador Adelmir Santana (DEM), também foi sondado. Toda essa movimentação na coxia se deu enquanto Arruda, no palco, insistia em manter-se na disputa. Avisou que recorrerá no Supremo Tribunal Federal (STF) e, até lá, permanece candidato. Seu grupo, no entanto, já deu sinais de que vai pressionar. Em reunião na quarta (27), aceitou apoiá-lo até o prazo limite de votação de um recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os advogados de Arruda confiam em que ele conseguirá manter-se no pleito se sair vitorioso nessa corte. Todavia, a paciência pode diminuir se a investida do procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, for bem-sucedida. Também na quarta (27), ele pediu ao TSE o impedimento imediato de Arruda na campanha.

Com o político do PR praticamente abatido e o governador Agnelo Queiroz (PT) em queda nos levantamentos de intenção de voto, um coadjuvante pode roubar a cena na disputa. Rodrigo Rollemberg (PSB) começou fazendo ponta, mas está ganhando espaço — sua rejeição é baixíssima (5%). Nas pesquisas, empatou com o petista. Membro do partido que surfa na comoção pela morte de Eduardo Campos (PSB), o socialista vai colar em Marina Silva. No cada vez mais imprevisível cenário político do DF, ele pode, quem diria, ser o grande vencedor do Oscar eleitoral.

Fonte: Por Lilian Tahan e Ullisses Campbell - Revista Veja Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário