VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sábado, 12 de julho de 2014

Católico e acima de tudo 'FICHA LIMPA' - Raimundo da Silva Ribeiro Neto


Raimundo da Silva Ribeiro Neto

Raimundo da Silva Ribeiro Neto (Piracuruca, 2 de Agosto de 1957) é um advogado, professor e político brasileiro. Filho de Maria do Socorro Ribeiro de Almeida e Francisco Xavier de Almeida.


Suas atividades tiveram início aos 13 anos de idade, como entregador de telegramas da Empresa Correios e Telégrafos-ECT. Aos 16 anos, passou a trabalhar como office-boy no Banco Citibank. Aos 17, ingressava no curso de Direito na Faculdade UDF/DF.

Sua participação no Serviço Público teve começo no Ministério da Educação e Cultura – MEC, onde seguiu carreira até tornar-se Assistente Jurídico. Foi Presidente da Associação dos Funcionários do MEC-ASMEC, na qual desenvolveu vários trabalhos sociais, como bolsa de estudos (1º e 2º graus e universitário) para os funcionários e filhos e colônia de férias. Foi Gerente do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e professor de Direito Tributário e Administrativo no Centro de Ensino Universitário de Brasília – CEUB.

Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi nomeado, em 2000, gerente regional do patrimônio da União, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2006, foi eleito deputado distrital, concorrendo na mesma chapa que elegeu José Roberto Arruda ao governo do Distrito Federal.

Em 2007, assumiu a recém-criada pasta da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, cargo que exerceu por 18 meses. Na sua gestão, foi criada a Praça da Cidadania, na estação do metrô da 114 Sul, onde os idosos e portadores de necessidades especiais passaram a ter acesso a todos os serviços públicos, sem burocracia; aumentou, de 15 para 30, os conselhos tutelares; aplicou um grande investimento na ressocialização de presos, instalando laboratórios de informática nos presídios, celebrando convênios com órgãos públicos e empresas privadas visando empregar sentenciados; organizou o 1º concurso “Miss Penitenciária”; elaborou a lei de regularização dos quiosques e trailers da cidade; coordenou a transferência dos camelôs do centro da cidade para o shopping popular; presidiu a comissão de regularização de condomínios; e valorizou o concurso público ao convocar inúmeros defensores públicos concursados.

Na sua gestão, foi realizado o projeto de concurso público para técnico penitenciário. Raimundo firmou convênio com o Tribunal de Justiça para criação da Central Judicial do Idoso e firmou parceria com a UnB visando combater a violência contra crianças e adolescentes.

Em 2008, reassumiu seu mandato parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2009 foi eleito 2º Secretário da Câmara Legislativa, por unanimidade entre os 24 deputados, e aprovou diversas leis, como a de nº 4.079/08 (reserva vagas para apenados), nº 4.223/08 (inclui no calendário oficial a festa “O Piauí é Aqui”), nº 4.311/09 (cria critérios para adoção de material escolar nas escolas particulares do DF), nº 4.387/09 (reserva vagas de estágio para menores egressos do sistema de medidas sócio-educativas) e nº 4.486/10 (regulariza quiosques).

Apresentou diversas indicações parlamentares, como o da construção do Hospital da Mulher, de delegacia especializada no atendimento à mulher em Sobradinho, aquisição de equipamentos de condicionamento físico para idosos utilizarem nos hospitais públicos e centros de saúde, construção de estacionamentos públicos subterrâneos, etc. 
 
Em 2008 foi eleito pelos internautas em pesquisa da coluna Do Alto da Torre do Jornal de Brasília como "Melhor Secretário de Estado do DF em 2008" e "Melhor Deputado Distrital de 2008" na mesma enquete.

Em 2010 foi eleito deputado distrital pelo Distrito Federal com 12.794 votos, representando 0,91% dos votos. 
 
Em 2011, retornou ao seu órgão de origem, Advocacia Geral da União–AGU. Apresenta o programa de televisão “Tribuna Livre com Raimundo Ribeiro” na TV Brasília, canal 6 e canal 18 da NET, todos os sábados às 12h.

Dentre entidades de classe social que pertence e atividades que participou, destacam-se: Presidente do Conselho Comunitário de Apoio à Execução Penal-DF; Prefeito da Associação dos Moradores da QI 11, Guará – DF; Assessor Jurídico da Federação Metropolitana de Futebol-DF; Vice-Presidente da Federação dos Servidores Públicos/Brasil e Vice-Presidente da Federação dos Servidores Públicos/Brasília; Presidente da Associação dos Servidores do MEC; Presidente da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso; Programa de “Acessibilidade-Direito de Todos”; Presidente da Comissão de Regularização de Condomínios do DF; Programa Integrado da Vila Estrutura – PIVE; Comissão de Regularização dos Quiosques do DF; Comitê Consultivo de Políticas Públicas, uso e ocupação do solo do DF; Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da CLDF; Comentarista Esportivo da Rádio Transamérica, da Rádio Jovem Pan e da TV Brasília.

A sua trajetória ostenta diversos títulos e condecorações em reconhecimento ao seu grande trabalho, dentre os quais: Medalha Cívica “Ordem dos Nobres Cavaleiros de Brasília”; Placa da Diretoria da Reinserção Social como parceiro no 1º. Torneio Sócio Educativo e Reinserção dos Adolescentes em Conflito com a Lei; Diplomação de Honra ao Mérito a Músicos Piauienses, Personalidades Empresariais e Políticos, de destaque na comunidade Piauiense; Medalha Comemorativa ao Bicentenário da Polícia Militar do Distrito Federal; Título de Cidadão Honorário de Taguatinga; Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, Estado de Minas Gerais, Diamantina/MG; Medalha do Bicentenário da Polícia Civil do Distrito Federal; Medalha do Mérito Alvorada e Selo da Comenda; Placa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania; Medalha pela Paz-Federação Para a Paz Universal, Conferência Internacional de Liderança, Congresso Nacional; Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal; Comenda na Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí no grau de Comendador, pelo Grão Mestre, Teresina/PI; Placa da Secretaria de Justiça do Estado do Espírito Santo; Título de Cidadão Honorário Sobradinhense; Diploma grau Comendador da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal-Imperador Dom Pedro II, certificado pelo projeto Cidadania Para Todos; Diploma e Medalha de Honra ao Mérito de Pioneiro de Brasília; Troféu Mané Garrincha 2004 - XXI - Edição A Grandeza da Comunicação Esportiva; Diploma de Grão-Mestre da Ordem do Mérito de Brasília ao grau de Comendador-GDF; Diploma Sócio Benemérito-Federação Metropolitana de Futebol/DF. 

Fonte: www.raimundoribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário