VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

Câmara: Deputado André Vargas se licencia do mandato

Pedido de afastamento por 60 dias foi entregue na tarde desta segunda-feira 

O vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT/PR), investigado por seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef em negócios suspeitos no Ministério da Saúde, se licenciou do mandato por 60 dias. O pedido foi entregue nesta segunda-feira à Secretaria Geral da Câmara. Conforme O GLOBO antecipou, o deputado foi pressionado tanto pela oposição, como por integrantes da base governista, especialmente do próprio PT.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas Ailton de Freitas

O deputado alegou motivos de interesse particular para sua licença, o que é permitido na Constituição por até 120 dias. Neste período de licença, o petista não vai receber os salários. Em nota entregue à Câmara, o parlamentar disse que estar à disposição da Casa para “quaisquer esclarecimento”.

Vargas e Youssef, preso no último dia 17 na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, trocaram mensagens comprometedoras negociando contratos suspeitos. Numa delas, o doleiro diz a Vagas que os negócios suspeitos iriam garantir a “independência financeira” dos dois. Em outra, o doleiro diz que precisa de ajuda para resolver problemas financeiros, e o deputado afirma: “Vou atuar”.

A oposição reforça que irá entrar com representação no Conselho de Ética da Câmara contra Vargas, por quebra de decoro parlamentar. A representação pode resultar na cassação do mandato. Se quiser escapar da cassação, o petista terá que renunciar antes da instauração do processo no colegiado.

Na semana passada, depois da denúncia da divulgação de que Vargas usou o jatinho do doleiro para viajar de férias com a família para João Pessoa, ele primeiro se manifestou por nota e, na quarta-feira foi à tribuna da Câmara pedir desculpas aos colegas. Ao falar, no entanto, acabou mudando a versão inicial que tinha dado ao jornal “Folha de S.Paulo”, sobre o pagamento dos custos, o que já gerou reação da oposição, que anunciou representação contra ele no Conselho de Ética da Casa.

No fim de semana, a pressão aumentou depois que as mensagens trocadas entre Vargas e o doleiro foram divulgadas pela Revista VEJA e pela TV Globo. Ontem, os líderes dos três partidos da oposição — PSDB, DEM e PPS — defenderam o afastamento de Vargas da vice-presidência da Câmara até que a Casa possa concluir as investigações sobre o envolvimento dele com o doleiro.

Fonte: Ilimar Franco e Isabel Braga - O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário