VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sábado, 19 de abril de 2014

Bezerra de ouro: Suspeita de superfaturamento no DETRAN/DF

A gestão do ex-diretor Geral do DETRAN/DF, José Alves Bezerra (foto), foi marcada por escândalos, denúncias, incompetência e descaso. E parece não ter fim, porque ele continua comandando indiretamente o órgão.

Enquanto deputados distritais se omitem, o Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas do DF não perde tempo e investiga. Na Representação do MP, por exemplo, há fortes indícios de superfaturamento.

bezerraDEtran5Isso é só para se ter uma ideia de como os recursos arrecadados com as multas de trânsito estão sendo tratados. Aliás, a próxima notícia é que vai chocar os contribuintes: O DETRAN/DF vai adquirir 120 viaturas aproveitando uma ata de registro de preços, num total de mais de 11 milhões de reais. Dentre os veículos a serem adquiridos estão veículos 4X4, SUVs e veículos de luxo (Renault Fluence).

Mas em que lugar do DF existe a necessidade, na área urbana, de se usar veículos 4×4 que chegam a custar 140 mil reais cada unidade? E os veículos de luxo que mal se acomodam cones de sinalização, pra quê servirão?

Tudo isso a pretexto de se apresentar para a Copa 2014… Se o cidadão comum tiver o privilégio de entrar na garagem da unidade do DETRAN/DF, no depósito, vai encontrar dezenas, senão, centenas de viaturas estacionadas, sem uso, além de vários agentes de trânsito desempenhando serviços burocráticos ou até, com a conivência do chefe, ver o tempo passar.

Outros veículos, que são mais de 30, usam placas “frias”, com a justificativa de fazer serviço velado, o que não é competência do DETRAN/DF. O órgão trabalha no erro e na ilegalidade. Por decisão do STJ, não é órgão de segurança pública. Pelo visto, mais uma vez o governador Agnelo Queiroz não sabe o que acontece nesse órgão. O DETRAN/DF requer intervenção urgente.

Acompanhe a Decisão do TCDF sobre o caso.

PROCESSO No 36944/2013 – Representação no 28/2013 – CF, do Ministério Público junto à Corte, a partir de denúncia recebida, atinente à possível oferta, ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN/DF, de bens utilizados para sinalização e segurança viária com preços superfaturados. DECISÃO No 1612/2014 – O Tribunal, por unanimidade, de acordo com o voto da Relatora, decidiu: I – tomar conhecimento do Ofício no 158/GAB e documentação anexa (fls. 281/303); II – determinar ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN/DF que, no prazo de 30 (trinta) dias, apresente: a) esclarecimentos e documentos que demonstrem como foi feita a estimativa para o item 4 (cones de sinalização) do Pregão Eletrônico no 28/2012; b) dados concretos capazes de comprovar tecnicamente que a durabilidade e segurança dos cones licitados significa uma economia ao Erário, conforme disposto no Ofício no 158/GAB; c) informações a respeito da necessidade de se obrigar o licitante vencedor a realizar ensaio laboratorial em 100% do objeto licitado, visto ter gerado um gasto adicional de R$ 195.000,00; d) esclarecimentos de quantos foram os cones adquiridos no total, quantos atualmente existem e quais os controles atinentes com relação a eventuais perdas e furtos; III – autorizar: a) o envio de cópia da instrução à jurisdicionada, com vistas a subsidiar o atendimento das diligências; b) a ciência desta decisão aos interessados; c) o retorno dos autos à Secretaria de Acompanhamento, para os devidos fins.

Fonte: Postado por Donny Silva

2 comentários:

  1. Este são os problemas de acordos de campanha. O Agnelo não tira este Bezerra por ter trabalhado na campanha. Como estamos em época de negociação blogs como este serão importantes para mostrar as verdades de acordos políticos. Te falo uma coisa o Agnelo vai perder as eleições por causa deste cara. Se os candidatos explorarem o caus no trânsito ganha. Todos insatisfeitos. Menos despachantes e o Agnelo que vai de helicóptero trabalhar todos os dias.

    ResponderExcluir