VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pecadores sim, Corruptos não!!

Alessander Capalbo
O Papa Francisco tem me surpreendido em todas as vezes que se manifesta sobre algo, principalmente assuntos polêmicos, sua forma de agir e de pregar, vem ganhando minha admiração, principalmente pela sua simplicidade e verdade. No último dia 12 deste mês tocou num tema mais que atual, e que para nós brasileiros se tornou corriqueiro: a corrupção. Todos os dias as manchetes dos noticiários dos principais jornais nos deixa perplexos com escândalos de corrupção e aproveitamento ilícito do uso de dinheiro público.

Na sua homilia fez uma distinção muito clara entre o pecador e o corrupto:

- O pecador afirma o papa, gostaria de poder não pecar, mas é fraco, e busca o Senhor, pede perdão e está disposto a recomeçar, reconhecendo a sua fraqueza e a sua dependência de viver sempre ligado a Deus (da sua dependência a Deus).

- O corrupto não, este tem a ideia fixa num estado de autossuficiência, não sabe o que é humildade. Faz uma alusão lembrando-se uma passagem no Evangelho em que Jesus dizia: “A beleza de ser sepulcros caiados, que parecem belos, por fora, mas por dentro estão cheios de ossos mortos e de podridão”. Quanto mal faz um corrupto para a sociedade e principalmente para a Igreja, pois muitos administradores se declaram cristãos e tementes a Deus.

A administração pública deveria exercer um papel fundamental para a preservação e defesa da dignidade da pessoa humana, como saúde, educação, alimentação, trabalho, habitação, lazer, segurança pública, enfim, dos direitos essenciais à própria sobrevivência da comunidade, dando o mínimo de condições para que a dignidade possa ser realidade em todo o ser humano.

Nos últimos dias, confesso que me senti envergonhado com toda sujeira que tem sido denunciada: venda de alvarás, reformas milionárias sem licitações, influência do poder para o uso de benefício próprio... E o que tenho escutado de várias pessoas é que no final parece que aqueles que estão envolvidos na política se tornam farinha do mesmo saco... Todos são iguais e corruptos.

Mas isto não é verdade, não deveria ser verdade, pois temos que tomar muito cuidado com aqueles que usam de falácias e discursos éticos, mas que no fundo não apresentam nada de novo para a reconstrução da sociedade.

É verdade que todos somos pecadores, mas temos que dar um basta àqueles que usam do poder do mandato que lhes fora confiado para tirar benefício próprio e sem dúvida fazem de tudo, até “vender a alma para o demônio” para se perpetuar no poder (fazendo qualquer coisa ilícita para novamente serem eleitos), brincando com o dinheiro público e tirando ainda mais a dignidade das pessoas com as suas corrupções escandalosas.

Gostei muito da afirmação do Papa Francisco que dizia assim: Muitos destes corruptos ajudam a Igreja, ajudam as creches, ajudam os mais necessitados, ajudam várias associações, mas com uma mão dão aos necessitados e com a outra tiram com suas armações maquiavélicas.

Cuidado com aqueles que se apresentam como o pai da ética, com aqueles que vivem pregando em fazer tudo na “legalidade”, mas no fundo, como afirma o Papa Francisco: é uma “podridão envernizada”, pois falam, usam de discursos para comprarem as pessoas com cargos, com promessas, ou até mesmo, aterrorizam de forma velada as pessoas que não estão do seu lado político.

São Paulo na sua Carta aos Romanos afirma: “Não vos conformeis com este mundo”, ou melhor, não entremos nos esquemas deste mundo, nos parâmetros políticos pregados por alguns. Somos chamados a dar um basta nesta realidade, somos chamados a dizer não a corrupção, a dizer não a política do “toma lá da cá”...

O quadro realmente é desanimador. Vive o sofrido povo brasileiro uma verdadeira era dos desencantos. Porém, não há como aceitar passivamente este quadro de desolação, de descaso com a coisa pública.

Porém, não podemos perder a ESPERANÇA de algo novo, de pessoas que não estão conformadas com este mundo, que pregam outros parâmetros, de usar da política como forma concreta de construir e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Pecadores sim... Corruptos não!! 

Fonte: Blog Futuro com Esperança por Alessander Capalbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário