VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Planos de Saúde: Manobra dos planos de saúde

Integrante da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, o brasiliense José Antônio Reguffe denunciou manobra dos planos de saúde. Aos poucos, passaram a recusar a venda de planos individuais. Só aceitam vender planos coletivos. Reguffe pôs sua equipe para pesquisar. Constatou que inclusive gigantes do setor, casos do Bradesco, da Sul América e da Unimed Seguros, estão agindo assim. Dessa forma, obrigam os interessados a formarem grupos de quatro, cinco ou mais segurados, para se inscreverem. São os chamados planos PMEs, referência a pequenas e médias empresas. Assim, diz o deputado,  criam-se agora falsos planos PMEs.

Prerrogativa de rescindir 

Há um truque aí embutido, mostra Reguffe. É que, em se tratando de planos coletivos, as seguradoras têm a prerrogativa de rescindir unilateralmente os contratos. Se um dos segurados surge com doença que exige dispêndios elevados, como internação duradoura ou medicamentos caros, o plano pode recusar a renovação do contrato no final do ano. O segurado fica literalmente no espaço, pois, diz Reguffe, “não conseguirá outro plano de saúde, porque ninguém vai querer alguém que tem uma doença preexistente que exija um tratamento oneroso”.

Agência inerte 

O pior de tudo, para Reguffe, é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é a agência reguladora do governo para a área, não fiscaliza esse processo. Não pode alegar desinformação, pois as seguradoras até divulgam informes publicitários sugerindo os planos coletivos. Fonte:

Jornal de Brasília - Do Alto da Torre

Nenhum comentário:

Postar um comentário