VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de março de 2015

Cidadania e o exercício dos direitos políticos

Nos últimos meses, temos observado que a população brasileira passou a ter novas atitudes com relação à política no País. Pessoas de todas as idades e classes sociais têm mostrado um maior interesse nos assuntos relacionados a esse tema. Exemplo disso foram as últimas manifestações que ocorreram em várias cidades, onde os cidadãos que foram às ruas puderam demonstrar seus sentimentos políticos, exercendo assim a cidadania.

Mas o que vem a ser cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição Federal de 1988. Estes devem andar sempre juntos, uma vez que, ao cumprirmos nossas obrigações, permitimos que o outro também exerça seus direitos perante a população. Exercer a cidadania é, além de se ter consciência de seus direitos e obrigações, lutar para que estes sejam colocados em prática, e é isso que grande parte do povo brasileiro está fazendo.

Sair às ruas com o propósito de pedir melhorias para o País em que vivemos e repudiar os atos de corrupção dos nossos governantes nunca deve ser considerado um golpe, como alguns estão dizendo por aí. O exercício da cidadania é um direito de todos, e a participação social é essencial para a construção de um processo de mudança em prol de toda a sociedade.

Sendo assim, acredito que a população está se movimentando com o objetivo de buscar respostas para uma crise que foi instalada no País, crise esta que vem mudando drasticamente o padrão de vida dos brasileiros. Esse é apenas o caminho natural. Quando o ser humano acha que alguma coisa está errada, ele busca agir de alguma forma. Ir para as ruas e bater panelas foram as maneiras encontradas para chamar a atenção do poder público.

Cabe ressaltar que as manifestações ocorridas no dia 15 de março foram pacíficas e mobilizaram mais de 2 milhões de pessoas em todo o País. Nesse sentido, afirmo que nenhum interesse particular é maior ou mais importante do que os interesses coletivos, e é por isso que continuarei lutando, pois este é o meu dever, o seu, e de todos os brasileiros que amam o Brasil.

“Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta”.

Artigo publicado originalmente no site da Câmara Legislativa.

Fonte: Ascom do Deputado Distrital Raimundo Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário