VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Rôney Nemer enquadrado pelo MPE

Por Fred Lima

O deputado distrital Rôney Nemer (PMDB), eleito deputado federal, onde foi diplomado na última quarta-feira (17), terá ainda que enfrentar um pedido de cassação de seu diploma para tomar posse na Câmara Federal, no mês de fevereiro. 

A Procuradoria Regional Eleitoral do Distrito Federal pediu ontem (18) a cassação do diploma de Nemer como deputado federal, com embasamento na Lei da Ficha Limpa. Segundo o MPE, o deputado não poderá assumir o cargo por causa de uma condenação por improbidade administrativa, ocorrida no dia 19 de novembro. A condenação se deve por envolvimento de Rôney no mensalão do DEM, esquema criminoso de pagamento de propina a autoridades políticas do DF entre 2006 e 2009.

O advogado de Nemer, João Marcos Amaral, alega que as condições de inelegibilidade constatadas após o resultado da eleição não podem influenciar no resultado que já foi divulgado.

Opinião

Já escrevi um artigo onde mostra algumas contradições durante o processo que condenou Rôney por improbidade administrativa no mês passado. O nome do deputado aparece em conversa na qual o então chefe da Casa Civil, José Geraldo Maciel, diz ao governador na época, José Roberto Arruda, que o deputado recebia R$ 11,5 mil do assessor de imprensa Omézio Pontes.

Como uma das regras para se obter a delação premiada é a exigência que o réu não minta, Durval Barbosa com certeza disse a verdade quando afirmou que nunca repassou dinheiro a Nemer. O problema é que desmentir algo que foi revelado em vídeo, como tentou fazer Durval, não foi fator determinante para o MP absolver Rôney. Como podem observar, não era o delator quem repassava o dinheiro do mensalão para Nemer, mas Omézio, o assessor de imprensa. 

Cabe agora ao advogado de Nemer preparar a defesa de seu cliente, mas dificilmente o parlamentar conseguirá tomar posse como deputado federal em fevereiro. Em caso de impedimento, assumirá o deputado distrital Alírio Neto (PEN), suplente de Rôney.

Fonte: Blog do Fred Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário