VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Opinião: Companheiros dos escândalos 'CPI da Petrobras'


Usar o legislativo para esconder malfeitorias na Petrobras, nem mesmo a ditadura ousou.

Nunca antes na história deste país, para usar expressão cunhada pelos atuais governantes, a matéria-prima para a mídia em geral foi tão largamente produzida como nos tempos atuais.

Não passa um dia sequer sem que a fábrica de notícias do governo federal forneça material abundante para todo o mundo jornalístico. É verdade que o grosso dessa produção de fatos, para não dizer sua quase totalidade, seja composto basicamente por notícias negativas ou escândalos que vão compondo, 'pari passu', o triste capítulo da arte de desgovernar um país.

Deixando para trás outras páginas que narram episódios inglórios, como o mensalão, por exemplo, surge um novo capítulo no extenso roteiro de desastres que se desenrola há mais de uma década. Desta vez, a nação vai tomando ciência da armação feita entre membros da CPI e da CPMI e figurões da própria Petrobras para “adestrar” os convocados a depor, fornecendo-lhes não só o roteiro das perguntas a serem feitas pela comissão, mas, sobretudo, o roteiro e o modo como deverão responder às perguntas.

O novo episódio, devidamente documentado em vídeo, vem reforçar a desconfiança, já generalizada, de que essas CPIs, obrigadas a trabalharem por força da lei e do Supremo, nada apurariam que pudesse comprometer ainda mais o atual governo. Com mais esse escândalo saído de dentro de Palácio do Planalto, o país vai percebendo que a República, repetidamente desmoralizada, leva consigo para a cova a própria democracia. O Congresso, que tem a função constitucional de fiscalizar os atos do Executivo um dos principais pressupostos de sua existência, fica com mais essa nódoa em sua história. O episódio reforça a convicção de que o modelo brasileiro de coalizão para governar é nefasto para o país, não só por suas implicações políticas, mas principalmente pelos gigantescos prejuízos econômicos trazidos à nação.

Usar o legislativo para esconder malfeitorias na Petrobras, nem mesmo a ditadura ousou.

Fonte: Blog do Ari Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário