VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ibope: Arruda tem 37% no DF, Agnelo e Rollemberg, 16%


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) mostra o ex-governador José Roberto Arruda (PR) com 37% das intenções de voto para o governo do Distrito Federal. Em seguida, aparecem empatados o governador Agnelo Queiroz (PT) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 16%. Toninho do PSOL (PSOL) tem 4% e o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), 3%. A candidata Perci Marrara (PCO) teve 0%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Encomendada pela TV GLOBO, a pesquisa é a segunda do Ibope após o registro das seis candidaturas a governador no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 5 de julho. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em 30 de julho, Arruda oscilou cinco pontos para cima. Agnelo tem um ponto a menos; Rollemberg, um ponto a mais.

Os outros três candidatos ao governo do DF oscilaram para baixo. Toninho oscilou dois pontos (tinha 6% das intenções de voto); Pitiman, três pontos (tinha 6%); e Perci, um ponto (tinha 1%).

O candidato Arruda tem dois pontos a menos que a soma de todos os outros candidatos (39%). O segundo turno ocorre sempre que nenhum dos candidatos alcança mais do que a soma dos demais adversários.

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):

- José Roberto Arruda (PR): 37%
- Agnelo Queiroz (PT): 16%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 16%
- Toninho do PSOL (PSOL): 4%
- Luiz Pitiman (PSDB): 3%
- Perci Marrara (PCO): 0%
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 17%

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 23 e 25 de agosto. O instituto ouviu 1.204 eleitores em todo o Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se for levada em conta a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número DF-00034/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00425/2014.

Segundo turno

O Ibope também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam em caso de segundo turno. O instituto abordou três cenários.

No caso de disputa entre Arruda e Agnelo, o candidato do PR venceria com 45% dos votos, segundo a pesquisa. O atual governador teria 23% dos votos. Brancos e nulos somaram 12%. Outros 19% não souberam ou não responderam.

No segundo cenário, entre Arruda e Rollemberg, o ex-governador também venceria, com 39% das intenções de voto. O candidato do PSB foi citado por 30%. Brancos e nulos somaram 9%. Outros 22% não souberam ou não responderam.

Em caso de disputa entre Agnelo e Rollemberg, o senador do PSB teria 44% dos votos, contra 22% do petista. Brancos e nulos somaram 12%. Outros 23% não souberam ou não responderam.

Pesquisa espontânea

Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope simplesmente perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), 27% mencionaram Arruda. Veja abaixo:

- José Roberto Arruda (PR): 27%
- Agnelo Queiroz (PT): 11%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 8%
- Toninho do PSOL (PSOL): 2%
- Luiz Pitiman (PSDB): 2%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 14%
- Não sabe/não respondeu: 36%

Rejeição

A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Agnelo Queiroz tem a maior rejeição, e Rollemberg, a menor:

- Agnelo Queiroz (PT): 43%
- José Roberto Arruda (PR): 29%
- Perci Marrara (PCO): 8%
- Luiz Pitiman (PSDB): 8%
- Toninho do PSOL (PSOL): 6%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 5%
- Poderia votar em todos: 5%
- Não sabe/não respondeu: 18%

Expectativa de vitória

De acordo com o Ibope, 47% dos entrevistados (independentemente da intenção de voto) acham que o futuro governador do Distrito Federal será José Roberto Arruda; 21% opinaram que será Agnelo Queiroz; 5% acreditam que será Rollemberg.

Intenção de voto para presidente no DF

O Ibope também apurou a intenção de voto para presidente da República no Distrito Federal. Veja o resultado:

- Marina: 35%
- Dilma: 20%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 2%
- Luciana Genro: 1%
- Outros com menos de 1% (Zé Maria, Eduardo Jorge, Eymael, Levy Fidelix, Mauro Iasi e Rui Costa Pimenta): 1%
- Branco/nulo: 4%
- Não sabe/não respondeu: 19%

Fonte: G1 / by Sandro Gianelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário