Engana-se
quem acha que ‘Fã page em Facebook’ vai eleger algum candidato. Pra
começar, apenas 10% dos usuários da rede social veem as publicações. E,
mesmo assim, é preciso investir em ‘publicações patrocinadas’, para que a
margem chegue a uma cerca de 70%. Diferente do Twitter, que tem 95%, em
média, de retorno, pois as postagens não são apresentadas para uma
margem e sim, pro todo que estiver online.
Os
partidos políticos já devem começar a planejar as ações táticas com
‘agentes digitais’ ou, em outras palavras, militância web, que tenha
influência na rede. Além de contar com os militantes digitais é preciso
ter influenciadores, com credibilidade, ou seja, não adianta criar 10
blogs ‘fakes’, que o conteúdo que deveria ser viral, será ‘mortal’.
Simplificando!
O
marketing de conteúdo desta campanha deve ser voltado para um grupo de
‘blogs parceiros’, que acompanham o candidato (A governo, senado,
federal, etc) e outro grupo de impulsão de conteúdo em suas plataformas.
Desta forma, o ‘site oficial’ do parlamentar “X’, segue com grandes
referências no Google, no Facebook e o conteúdo ganha força. Além da
força poderosa que é um blog, de determinado segmento ou público, que
defende um partido ou parlamentar.
Mas,
não adianta agregar com blogs que não tenham nada haver com o
parlamentar e nem com as bandeiras que determinado ‘candidato’ a cargo
político defenda. É preciso ter um eixo de ligação do conteúdo postado e
do parlamentar promovido. Os ‘publieditoriais’ ou, em outras palavras,
‘posts patrocinados’, serão de vasta importância na hora de um eleitor
vasculhar a vida pública do ‘deputado’, se for o caso.
O
marketing de conteúdo e gestão de influenciadores em promoção na rede
social será um ganho para quem encontrar este caminho. Os comitês
digitais, formados por perfis populares no Facebook e também por
personalidades do cenário musical, esportivo e blogueiros, são um grande
diferencial.
Muitos
já estão fechados com partidos e parlamentares. A campanha esta aí, com
tudo e o jeito de fazer política é o mesmo. Só mudaram as estratégias e
ambiente de influência. Há vários tipos de blogs. Uns mais
jornalísticos e outros, opinativos, que geralmente tem uma visão
política de esquerda ou direita, em suma.
*Eldo Gomes é apresentador do Acontece Brasília no Rádio e no Youtube. Assina a coluna #PolíticaNoPrato, do site Acontece Brasília, coordena o projeto Movimento dos Blogueiros de Brasília e é consultor em comunicação. Contato: editor@acontecebrasilia.com.br
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