VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

TCU: Distritais do PTB aprovam saída de Gim para tribunal

Na Câmara Legislativa o clima também é de muita expectativa, principalmente, entre os distritais que fazem parte do mesmo partido que Gim Argello preside 

Um clima de incerteza vem tomado conta do PTB na última semana. A expectativa é que o líder no senado, Gim Argello (DF), deixe o cargo para ocupar a vaga de Valmir Campelo, no Tribunal de Contas da União.

Com a saída de Argello, quem deverá ocupar a presidência do PTB/DF é o distrital Cristiano Araújo (PTB), que está no partido há nove anos. Porém, até o momento, o parlamentar não acertou nada. Em entrevista ao Guardian Notícias, Cristiano Araújo avalia a saída de Gim Argello como positiva. “Gim fez um bom trabalho no Senado, e com certeza, continuará fazendo no Tribunal. A presidente Dilma tem total confiabilidade em seu trabalho”, explica o parlamentar.

O deputado Washington Mesquita (PTB), avalia a saída de Gim como uma perda e um ganho. “Uma perda porque Gim comanda um bloco de 14 senadores e o faz com muita maestria! Um excelente articulador. Ganha porque o Tribunal de Constas da união estará muito bem representado”, explica o parlamentar.

Por questão de coerência, Washington Mesquita afirmou que não tem nenhuma pretensão em concorrer à eleição como presidente do PTB/DF. Segundo o parlamentar, quem deveria assumir o cargo é Cristiano Araújo. “Cheguei há pouco tempo no partido e não seria justo colocar meu nome à disposição para concorrer ao cargo”. De acordo com Mesquita, Cristiano Araújo já está na legenda há nove anos e por isso, a prioridade é dele. “A não ser que ele não queria participar, aí é outra história”, conclui o parlamentar.

Cotado para o Tribunal de Contas da União, Gim Argello é alvo de seis investigações no STF, suspeito de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, peculato e crime contra a lei de licitações.

Sua indicação para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Valmir Campelo cabe ao Senado, e também deve ser aprovada no plenário da Câmara.

Com relação aos inquéritos, a assessoria de comunicação do parlamentar informou que todos terão seus desdobramentos no tempo certo e que Gim tem muita tranquilidade, pois sabe que as denúncias não se comprovarão.

Veja aqui a lista de investigações contra ele:

Inquérito - 2724
Crimes contra o patrimônio, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção passiva
Data de autuação no STF: 28/05/2008

Inquérito - 3059
Crimes da Lei de licitações (com parecer da PGR pelo recebimento da denúncia)
Data de autuação no STF: 07/12/2010

Inquérito - 3570
Crimes eleitorais
Data de autuação no STF: 06/12/2012

Inquérito - 3592
Peculato
Data de autuação no STF: 25/01/2013

Inquérito - 3723
Corrupção ativa e peculato
Data de autuação: 01/08/2013

Inquérito - 3746
Lavagem de dinheiro
Data de autuação no STF: 14/08/2013

Fonte: Portal Guardian - redacao@guardiannoticias.com.br - Por Jean Marcio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário