VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Boato ou verdade? após rejeição de 80%, cúpula do PT/DF faz Agnelo desistir de reeleição


Com uma rejeição recorde de 80% no Distrito Federal, Agnelo Queiroz teria sido forçado pela cúpula do PT a desistir de concorrer em 2014. A informação, que vem sendo classificada como boato nas redes sociais, foi passada pelo jornalista Evan do Carmo, que afirma não ser especulação e que “soube de fonte segura, que o PT do DF não quer correr o risco de perder o comando de Brasília, e para tal está buscando outro nome, que seja ficha limpa, com pouca rejeição, e, sobretudo, que agregue a maioria do partido coisa que Agnelo nunca fez”.

Ainda segundo do Carmo, entre os nomes para concorrer estariam até políticos de outros partidos, como Jofran Frejat (PR), após o acordão de Brasília em que nomes como os ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz e o senador Gim Argello haviam se aliado para destronar o PT no DF. 

O jornalista relatou ainda que sua fonte relatou a possibilidade do PT lançar o deputado distrital Chico Leite, o mais votado na eleição passada, para disputar com José Antônio Reguffe (PDT) o senado, pois segundo os estudados no assunto, acreditam que o eleitor de Brasília vai usar como critério principal na sua escolha, saber se o candidato, independente do partido tenha um curriculum limpo e um passado honrado, pois só assim teria uma renovação de fato. 

Pesquisas – As últimas pesquisas apresentam Roriz em primeiro lugar Arruda em segundo. Do ponto de vista estritamente jurídico, não há qualquer empecilho à candidatura de Arruda, já que ele não foi condenado em órgão colegiado, sendo considerado ficha limpa, apesar dos diversos processos que tramitam contra ele. 

Agnelo Queiroz, aparece em terceiro ou quarto lugar nas pesquisas de intenção de voto e é, dos nomes do PT, o candidato mais derrotável, para comentaristas políticos. O vice, Tadeu Filippelli (PMDB), também não ajuda, pois não tem uma imagem positiva em Brasília. 

Crime eleitoral – Na semana passada, a Polícia Federal abriu investigação de crime eleitoral sobre três pré-candidatos ao governo do Distrito Federal: Agnelo, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) e o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB/DF). De acordo com o site Congresso em Foco, a investigação também envolve o senador e ex-governador do DF Cristovam Buarque (PDT), os deputados federais Policarpo (PT/DF) e Érika Kokay (PT/DF) e o deputado distrital Cabo Patrício (PT). 

A suspeita é que eles tenham promovido um churrasco no período eleitoral, em 2010, para angariar votos. O inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pois entre os envolvidos há pessoas com direito a foro privilegiado. 

Em 2010, segundo o Congresso em Foco, a Procuradoria Regional Eleitoral do Distrito Federal recebeu uma denúncia anônima com 64 fotos do evento, que teria acontecido em chácara do proprietário da Formato Engenharia, Sérgio Henrique de Melo. Nas fotos, os participantes aparecem com camisetas e adesivos de campanha dos sete políticos e também da então candidata à presidência Dilma Rousseff, segundo a denúncia. 

Inquérito - A PF abriu o inquérito em março de 2011 e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) afirmou que o caso deveria ser remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF) por envolver congressistas. Após muitos recursos para manter a investigação na primeira instância, só agora a denúncia vai ser apurada, quase quatro anos depois dos fatos e às vésperas das próximas eleições. 

O inquérito chegou ao gabinete do ministro Ricardo Lewandowski há um mês, em 23 de dezembro, afirma a reportagem, e ainda deve ser analisado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro do Supremo terá de decidir as diligências a serem pedidas pelo Ministério Público para comprovar se houve ou não compra de votos. Os envolvidos negam a participação. Pitiman afirmou que não teve relação com o evento, e que foi citado pois faixas mostravam seu nome nas fotos. O Ministério Público acredita que há “indícios de participação” de Pitiman no evento. 

Fonte: Câmara em Pauta - Postado por Daniela Novais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário