VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Em nova homenagem a condenados, PT critica distanciamento do Planalto

João Paulo, já sentenciado, diz que máfia dos fiscais é maior que mensalão 

 
Com críticas a setores do governo Dilma que pregam o distanciamento do Palácio do Planalto do tema do mensalão, o PT fez ontem mais uma homenagem aos petistas condenados e presos. O ato ocorreu um dia após a abertura do 5o Congresso do partido, anteontem, ter se transformado em desagravo a José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, condenados por corrupção ativa e formação de quadrilha.

Além de parentes dos três, também discursou o deputado João Paulo Cunha (PT/SP), condenado no mensalão a nove anos e quatro meses, mas ainda aguardando o julgamento dos recursos. Os petistas não esconderam o ressentimento com o Planalto e com setores do partido que defendem virar a página, temendo prejuízos eleitorais.

No discurso, João Paulo comparou o mensalão com o escândalo dos fiscais da prefeitura de São Paulo e com a formação de cartel e cobrança de propina em licitações de obras do metrô nos governos tucanos de São Paulo. Mas fez a ressalva de que corrupção é corrupção, independente do montante roubado:

- O Brasil do povo não é o Brasil desta elite. Dizem que o mensalão foi o maior escândalo político, com desvio de R$ 140 milhões. Cinco fiscais da prefeitura de São Paulo desviam R$ 500 milhões. Um contrato da Alstom desvia mais de meio bilhão (de reais).

João Paulo também fez referência ao desejo do Planalto e de setores do PT em se descolar do escândalo do mensalão:

- Tem gente que acha que não pode arrastar demais isso para não contaminar a eleição. Bobagem, 2006 foi assim, 2010 foi assim. Quando eles não tiverem mais nada para falar, vão tirar isso da prateleira, porque isso é política.

Também discursaram Joana Saragoça, filha de Dirceu, e o vereador de Goiânia Carlos Soares, irmão de Delúbio.

Líder do PT na Câmara, o deputado José Guimarães (CE) afirmou ter dito a Genoino, seu irmão, que, depois da solidariedade prestada pelo partido anteontem, com "a explosão dos delegados", nem era mais necessário o ato de ontem. Genoino está em prisão domiciliar, em Brasília.

- Ninguém cala a militância do partido, por mais que, às vezes, queiram fazer uma coisa mais contida, por conta de nossas obrigações. Se a ditadura militar não calou o PT, ninguém vai calar - disse Guimarães, para uma plateia de cerca de 300 militantes.

A presidente Dilma evita comentários sobre o assunto, tendo se manifestado uma única vez sobre o estado de saúde de Genoino. Ela tenta descolar o governo do mensalão e gostaria de virar essa página. O ex-presidente Lula não resiste em se solidarizar com os companheiros, como fez com Dirceu anteontem. Lula disse que não falaria do assunto, a despeito das cobranças da militância, mas comparou a cobertura da imprensa sobre o mensalão com as de outras denúncias.

Fonte: Fernanda Krakovics - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário