VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Lançamento da pré-candidatura de Reguffe ao Buriti ajuda Agnelo, Filippelli e o PT

O “luto” de Reguffe pela morte eleitoral da Rede Sustentabilidade durou pouco. 

O senador Rodrigo Rollemberg nem bem teve tempo de capitalizar o bônus da inusitada aliança firmada entre Marina Silva e PSB, que o seu até então mais importante cabo eleitoral, deputado federal Reguffe, o atropela por fora e se lança candidato ao governo do Distrito Federal.

O deputado entendeu rápido que a única “viúva” é Marina Silva, que por sua vez encontrou nos grandes olhos azuis do líder mor do PSB, governador Eduardo Campos, o aconchego paternal para chorar suas mágoas e dar a volta por cima de um iminente ostracismo político.

O senador Cristovam Buarque foi rápido ao forçar Reguffe a tomar coragem para assumir a candidatura ao Buriti. Só faltou combinar com os “russos”, como bem disse um dia o craque Mané Garrincha.

No caso, faltou combinar com o politiburo pedetista composto por Carlos Lupi, Carlos Lupi, Carlos Lupi e Carlos Lupi. Sem esse aval, nada pode acontecer em terras brizolistas. Basta lembrar que enquanto o Senador Cristovam Buarque e o próprio Reguffe encaparam a campanha de afastamento programático e pragmático ao Governo Agnelo, o presidente do PDT abençoava a nomeação do pedetista Marcelo Aguiar para a Secretaria de Educação do GDF. E de nada adiantaram os esperneios de Buarque e Reguffe. O partido está representado no governo petista do GDF, assim como se mantém à frente do Ministério do Trabalho da Presidenta Dilma Roussef. Em síntese, o PDT continua um satélite do PT.

Na prática, o lançamento da candidatura do deputado Reguffe ao Buriti deixa apenas mais evidenciado o compromisso com o projeto eleitoral do governador Agnelo e seu vice Tadeu Filippelli, na medida em que ajuda a descolorir a pintura do arco Iris partidário de uma eventual pré-candidatura de Rollemberg ao GDF. O senador e o seu partido ficam cada vez mais isolados no contexto político local. É razoável afirmar que PDT e PSB estarão em palanques opostos em 2014.

Reguffe
No imponderável do universo político, há de se respeitar e compreender que o planejamento frio e cartesiano importa tanto ou mais do que rompantes acalorados. Nesse momento atual, parece que está funcionando à estratégia do “dividir para diminuir” conduzida pela dupla ”Agnelo e Filippelli”.

Já no lado oposto a orientação é somar. Eliana Pedrosa (PPS), Fraga (DEM), Izalci e Pitiman (PSDB) seguem na construção de um projeto político eleitoral único, capaz de aglutinar todas as forças de oposição no Distrito Federal.

A cada dia fica mais claro que a disputa para o Buriti estará dividida entre a situação e uma única e unida oposição.

Fonte: Guardian Notícias - Por João Zisman

Nenhum comentário:

Postar um comentário