Por Carlos Honorato
- Durante a gestão de Sidney da Silva Patrício (PT) à frente da Câmara
Legislativa do DF, os blogs em geral tiveram poucos ou nenhum anúncio.
Falava-se que ele “não gostava dos blogs”.
A desinformação, às vezes, leva a estupidez. A TV Distrital foi
abandonada e colocada no final de sua gestão como parte da falsa
economia que diz ter feito, pois deixou uma conta muito alta – fala-se
em quase R$ 20 milhões – na publicidade. O atual presidente Wasny de
Roure foi quem pagou as faturas de alguns blogs um ano depois. Uma
vergonha para a administração passada.
Só
que o atual presidente parece ter auxiliares com pouco know-how para
cuidar da publicidade. Um exemplo aconteceu no começo da semana. Os
“entendidos” da comunicação da Câmara haviam cortado os blogs e
destinado a verba para a chamada mídia eletrônica, jornais etc. Dizem
que alguns jornais teriam recusado em função do valor.
Os
blogs só não ficaram de fora do que chamam de “programação”, graças à
intervenção de vários parlamentares. Eles contestaram o que estava sendo
feito, pois não foi o que havia sido combinado com a mesa. A impressão
que se tem com a medida é que tem alguém ganhando “um dinheirinho extra”
para “anabolizar” determinados veículos. Esperamos que não. Afinal, a
Câmara tem algo em torno de R$ 15 milhões para gastar em três meses,
sendo desnecessário tal medida ou carteirinha partidária.
O
curioso é que os jornais locais dão pouco espaço para o trabalho dos
parlamentares do DF. Eles só são notícia quando o assunto é um escândalo
ou outro. Não existe a cobertura partidária, a exemplo do que ocorre na
Câmara dos Deputados e Senado. Tal tarefa foi assumida – bem ou mal –
pelos blogs portais etc.
Vale
lembrar que uma pesquisa do Núcleo de Estudos e Opinião Pública (Neop)
da Fundação Perseu Abramo (FPA) mostra que a internet vem ganhando a
preferência da população como veículo para se informar sobre a cidade, o
Brasil e o mundo.
Apesar
de empatar em 43% com os jornais impressos, em meio habitual de
informação, na soma de portais, blogs e indicação de amigos nas redes
sociais virtuais, a Internet ultrapassa o impresso.
A internet – grande
vedete dos últimos tempos – disputa a 3º colocação (37%) com os jornais
impressos. Seguem-se a TV por assinatura, em quinto lugar (37%, sendo
30% diariamente), e finalmente, a soma de todas as revistas impressas
(24%). Com relação à distribuição de audiência/leitura, é relevante
notar que o Facebook (17%), o Google (11%) passam da metade dos que
“visitam algum site, blog ou portal; e que a leitura da Veja se reduz a
12% dos que dizem ler alguma revista impressa.
A
pesquisa abrange 2.400 entrevistas cobrindo as áreas urbana e rural de
120 municípios do Brasil. A sua margem de erro – de 2 pontos percentuais
para os resultados com o total da amostra e varia de 3 a 5 pontos
percentuais para os resultados nas macro-regiões brasileiras.
Fonte: Estação da Notícia / Blog do Odir Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário