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quarta-feira, 20 de junho de 2012

QUEM COME O QUEIJO..?? RATO LADRÃO LIDERA DISPUTA PARA REPRESENTAR A CARA DOS DISTRITAIS


Ironia? Há quem defenda ser esta a melhor marca
Ironia? Há quem defenda ser esta a melhor marca

Malandro, malfeitor. Cínico, canalha. Sarcástico, safado. Em síntese, Sua Excelência o rato, que se apropria de bens alheios (como o queijo comprado fruto de muito trabalho) e que o povo, vendo como um predador, caça para matar. Essa a imagem que circula na internet, como proposta alternativa para identificar a cara de outras excelências – os deputados distritais.

Na avaliação de profissionais de Marketing, não precisa ser especialista em designer gráfico para atestar que o rato-ladrão vai ganhar a milionária enquete patrocinada pela Câmara Legislativa, para que o cidadão vote na melhor marca. Mas há quem lamente que o rato não esteja concorrendo. Seria pule de 10.

A idéia de defender um rato comendo queijo como logomarca para representar os deputados distritais, surgiu de um grupo de servidores da Câmara Legislativa. Sustenta-se que foi descoberto o pulo do gato em toda essa história. E como os felinos estão diretamente associados a ratazanas, que fiquem os dois na mesma armadilha.

A criação de uma nova logomarca para a Câmara Legislativa foi definida em meados do ano passado, quando o diretor-geral da Casa pediu que o setor de Editoração desenvolvesse uma idéia pré-concebida. Os profissionais a quem foi atribuída a missão – todos eles com curso superior, mestres em criação gráfica que fazem jus aos seus altos salários – se debruçaram  sobre as mesas de trabalho e apresentaram suas idéias.

Mas…

Para desagradável surpresa dos profissionais, todos eles servidores concursados, a comunicadora Karolina com K – aquela do um prá eu, um prá tu, um prá eu, eternizada na voz de Luiz Gonzaga – descartou o uso da marca. O argumento era o de que o trabalho deveria ser feito por profissionais mais competentes. E a missão, então gratuita, foi transferida às agências de publicidade que atendem ao Legislativo brasiliense, que, óbvio, cobraram elevadas quantias pela obra de arte.

A partir da decisão de Karolina com K, começaram a circular rumores, levantando suspeitas sobre os valores pagos para a nova cara dos distritais. A insatisfação cresceu ainda mais quando a comunicadora decidiu unilateralmente colocar no ar uma campanha publicitária estimada em cinco milhões de reais, para que o cidadão comum escolhesse a cara dos seus representantes.

Pressionada em todas as frentes, Karolina com K aceitou apenas incluir o trabalho desenvolvido (de graça) pelo setor de Editoração, entre as duas logomarcas pagas a peso de ouro às agências de publicidade. Na Comunicação da Câmara Legislativa, comandada pela moça que fica sempre com dois, contra um dos outros, não se tem notícia da aferição da campanha. Nem quantos votos tem recebido cada logomarca.

Karolina com K, como toda mulher vaidosa, preferiu dar seus retoques pessoais ao projeto. É como se partisse dela a imposição acerca do batom e esmalte a serem usados por deputadas e funcionárias. Sem compromissos ideológicos (é das que servem a dois senhores, como a Deus e ao Diabo) ela decidiu comunicar como fosse a dona da verdade. Desmoralizou a prata da casa e os reflexos dessa atitude começam a surgir. Já não há motivação para se trabalhar na divulgação da Câmara. Salvo os casos em que se ganha algo mais.

Fonte: Notibras por José Seabra
Publicado por Donny Silva

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