VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O POVO ESCREVE CERTO O MANÉ DE PERNAS TORTAS. JÁ O "MANÉ" AGNELO....


Por Paulo Henrique Abreu - Uma polêmica. Assim virou a novela da troca de nome do estádio de Brasília, que abrigará alguns jogos da Copa do Mundo de 2014 e a partida de abertura da Copa das Confederações, em 2013. Desde a sua inauguração, em 1974, o Mané se chamava Mané Garrincha. Só agora ele passou a chamar-se, pomposamente, Estádio Nacional de Brasília. Uma forma de agradar a Fifa, a dona do Mundial.

Antes mesmo da demolição do antigo estádio, o governador de Brasília, Agnelo Queiroz (PT), sem muitas explicações, resolveu inovar e dar ao lugar um certo status internacional, rebatizando-o de Estádio Nacional de Brasília. Logo, em seguida, houve descontentamentos de todos os lados. Foram inúmeros abaixo-assinados colhidos espontaneamente entre os torcedores. Mas, assim mesmo, o governador não declinou da alteração. Seguiu em frente.

 Em novembro de 2011, o então secretário-executivo do Comitê Organizador da Copa em Brasília e chefe de gabinete do GDF, Cláudio Monteiro, fez pouco caso das reclamações e com ironia assim respondeu: “O nome Mané Garrincha jamais será riscado, porque estará na mente e no coração das pessoas”. Um deboche aos apitos e cornetas do torcedor verde e amarelo.

Mané Garrincha, o jogador, apesar de ser identificado botafoguense, era uma unanimidade nacional. Talvez esteja aí tanta revolta com a troca do nome. Para fazer frente à decisão do comandante do Buriti, a deputada Liliane Roriz – sei lá de qual partido ela pertence – protocolou um projeto de lei, propondo a manutenção do antigo nome ao estádio. Votado e aprovado por unanimidade entre os distritais, inclusive os que compõem a base de Agnelo, o projeto foi à sanção ou a veto do governador.


Ele preferiu o veto sem pretexto, para “birrar” com todos que o desafiam. Não só com a oposição, mas também com a população de um modo geral. Assim, a Sua Excelência, combalido por inúmeras denúncias de corrupção, tem governado o Distrito Federal.

Nesta semana, os distritais iriam apreciar o veto do governador e novamente a polêmica ganhou as manchetes da imprensa. Dessa vez, com um “coquetel molotov” a mais, por parte dos defensores do nome Mané. Trata-se da viúva do “pernas tortas”, a negra fantástica e linda Elza Soares, que aproveitando a oportunidade, por estar fazendo show na cidade, colocou fogo na polêmica ao condenar a retirada do nome de seu saudoso esposo. Reuniu-se com a oposição; deu entrevista e criou um rebu. Os deputados não tiveram outra saída, senão derrubar o veto, na sessão de ontem, 26, à tarde, na Câmara Legislativa. 

O governador, investido de “expertise” política, mandou divulgar que o estádio nunca perdera o nome de Mané Garrincha e apenas vetou o projeto de lei da oposição, por entender que a norma entraria em conflito com o Decreto nº 32.302, de 4/10/2010, e a Lei nº 4.744, de 29/12/2011.

Esta foi a explicação, em Nota, divulgada por Débora Cruz, da assessoria de comunicação do GDF. Lendo-as, e não precisa olho clínico, nenhuma tem a ver com o nome do Estádio. Tratam somente de receitas e finanças do governo. Isso, é mais um engodo desse governo, dentre outros, para tentar minimizar os estragos de sua prepotência e arrogância para com a população e com os seus críticos e opositores.

Por fim, venceu o bom senso e o Mané Garrincha voltou a descansar em paz. Finalizo dizendo: o povo escreve certo o Mané de pernas tortas. Já o “mané” Agnelo escreve errado em linhas tortas, o seu nome na história.

Pronto, chutei a bola!

Fonte: Blog Copa 2014
Blog Rádio Corredor por Odir Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário