VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012

TOFFOLI PODE SE DECLARAR IMPEDIDO NO MENSALÃO

Toffoli pode se declarar impedido no Mensalão 
Advogada que foi sócia do ministro do STF mais próximo ao PT já defendeu três réus do processo: o ex-ministro José Dirceu e os ex-deputados Paulo Rocha e Professor Luizinho; Toffoli, no entanto, ainda não decidiu se irá participar ou não do julgamento mais polêmico da história política brasileira

247 – Para os réus do Mensalão, cada voto é decisivo. Tem-se como certo, por exemplo, que Joaquim Barbosa, o relator do processo, e nomes de perfil mais conservador, como Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello, votarão pela condenação.

Outros, que foram levados ao Supremo Tribunal Federal por Lula ou Dilma Rousseff, são apontados como votos mais leves. Entre estes, nenhum ministro é tido como mais próximo ao PT do que José Antônio Dias Toffoli, ex-advogado-geral da União.

No entanto, neste fim de semana, sua isenção para julgar o processo é questionada pela revista Veja. Na reportagem “Impedimento ou suspeição?”, a revista aponta que uma ex-sócia de Dias Toffoli, a advogada Roberta Maria Rangel, já defendeu três réus do Mensalão: o ex-ministro José Dirceu, que é também colunista do 247 (leia aqui seu último artigo), e os ex-deputados Paulo Rocha e Professor Luizinho. Dirceu contratou Roberta para tentar evitar a cassação de seu mandato. Rocha e Luizinho se defenderam das acusações de lavagem de dinheiro.

Procurado pela reportagem, Toffoli declarou que decidirá se vai participar ou não do processo apenas no “momento oportuno”. Ou seja: deixou uma porta aberta para declarar seu impedimento, alegando conflito de interesses. Toffoli também vem sendo pressionado de uma maneira ainda mais rasteira.

A lobista Cristiane Araújo, que alega ter tido um relacionamento amoroso com o ministro do STF, afirma que levou a ele fitas sobre o chamado “mensalão do DEM”, que derrubaram o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Comenta-se, em Brasília, que haveria fitas gravadas com a presença de Toffoli.

Claramente, o ministro do STF está sendo emparedado. E seu voto, ou sua ausência no julgamento, pode decidir o destino dos réus do Mensalão.

Fonte: Brasília 247 -  17 de Março de 2012 às 11:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário