Tem gente por ai , pregando a eleição para Administradores Regionais como a oitava maravilha do mundo como se isso fosse resolver todos os problemas dos moradores do DF... A primeira vista, sem um questionamento profundo sobre o assunto, você cai na lábia de qualquer político que prega "a democracia" pra escolher o Administrador da sua cidade mas, é preciso questionar quais seriam os verdadeiros interesses que podem estar por trás dessa "boa intenção"?
Todos sabem que as administrações regionais são verdadeiros cabideiros de emprego, cheios de cargos comissionados e que geralmente são negociados com os partidos e deputados distritais em troca de apoio político para o governo em exercício! Administrações Regionais não tem nenhuma autonomia financeira ou política, afinal, nossas cidades não são municípios! pra cortar um mato alto na cidade, o administrador precisa recorrer a outro orgão: a Novacap porque as Administrações não possuem tratores e etc. Os cargos comissionados geralmente são distribuídos entre vários partidos, pelo menos, atualmente é assim... Já houve casos de gente lotada em administrações que não trabalhavam para o administrador, quem mandava era o padrinho deputado distrital... Os recursos financeiros também não são da ossada do Administrador, depende do governador ( do tesouro do DF) e das emendas parlamentares...
Resumindo: as ações dos administradores regionais são limitadas, dependem do poder de suas influências políticas. Além disso, eles não são escolhidos por mérito técnico , mas na base da politicagem.
Mas, de repente surge a "grande idéia" de eleição direta para Administrador Regional capitaneada atualmente pelo candidatíssimo ao Buriti em 2014, senador Rodrigo Rollemberg. Uma espécie de "seus pobremas se acabaram-se!" !
Como o DF não tem Municípios, e nem os pode ter, a eleição é só para mudar mesmo a forma de escolher o Administrador. É o eleitor que escolhe e não o governador. Veja bem, as administrações continuam a mesma bosta, sem qualquer autonomia mas, você leitor vai escolher quem vai "administrar a caca" em tese. Ai a gente pergunta: E a quem pertencerá os demais cargos comissionados da Administração, a verdadeira galinha dos ovos de ouro?
Bem, segundo a proposta do senador, que tramita no Congresso, as eleições para Administrador se dariam junto as eleições para os cargos do Executivo e Legislativo. Então, supõe-se que esses candidatos a administradores regionais devem ser filiados aos partidos políticos... Ah agora a gente entende tudo! Os cargos podem pertencer então aos partidos que elegerem o seu candidato a administrador! olha que beleza! porque é claro que mesmo que exista a possibilidade de alguém se candidatar sem ser filiado a partido é claro que quem vem com o apoio e suporte financeiro político partidário tem mais chances de se eleger!
Imaginem! você vai ajudar a eleger 24 distritais e mais 31 administradores regionais com muito mais cargos que os próprios distritais, não é uma beleza? Em vez, de se candidatar ao legislativo será mais vantagem pros politiqueiros da cidade se candidatarem a administradores regionais! vão ter salários pagos pelo Estado, dezenas ou centenas de cargos a disposição, e seus partidos vão poder negociar com o governo agora de forma invertida: por cima da carne seca! sejam eles da base ou da oposição!
Enfim, caros leitores, questionem bem essas propostas de salvação da pátria! Pois, de boa intenção o inferno está cheio! quando se trata de política que envolve cargos e estrutura de poder, ninguém dá ponto sem nó! E você cai na conversa mole que é para o seu bem... que é a democracia! Deixem de ingenuidade!
Fonte: Pertubando o 'STATUS QUO' por Leiliane Rebouças
Fonte: Pertubando o 'STATUS QUO' por Leiliane Rebouças
É por esses e outros motivos que esse Projeto do Senador, (de eleições diretas) para administrador e que vendeu a área do Pontão Sul para a Caenge ou Engesan, sei lá o quê, não passa. De onde viria a arrecadação teriam que mudar tudo. Administração como o Varjão, Por do Sol e Sol Nascente iriam sobreviver do quê?
ResponderExcluir