Em uma semana, prazos para indicar descontos do Nota Legal e para garantir a vaga na escola por meio do Telematrícula precisaram ser esticados por causa da sobrecarga nos sistemas; falhas mostram fragilidade no sistema de informática e de telefonia oficial
Depois de hackers invadirem cerca de cem sites oficiais e 83 mil usuários serem informados que terão de refazer o processo de indicação de créditos do programa Nota Legal, agora é a vez da Secretaria de Educação informar problemas no telefone 156 da Telematrícula.
A Secretaria de Educação anunciou hoje (25) que as matrículas das vagas remanescentes na rede pública foram prorrogadas por que as linhas estão congestionadas e muitos pais ainda não conseguiram matricular seus filhos.
Por meio de nota, a pasta reconheceu o problema e estendeu o prazo da matrícula para às 21h de sexta-feira (27). O prazo para as matrículas remanescentes acabaria hoje (25).
O número de telefone 156 é o único canal para realizar o procedimento, por isso, não adianta os pais irem às escolas para garantirem uma vaga para os filhos.
O jeito é insistir nas ligações. A Secretaria de Educação aumentou de 29 para 44 o número de atendentes. A pasta sugere que as tentativas sejam feitas antes das 8h ou após às 19h, fora dos horários de pico.
O resultado das matrículas será divulgado em 31 de janeiro. A efetivação pode ser feita de 1º a 3 de fevereiro. Essa é a única etapa presencial.
Assim, os pais devem comparecer às escolas com original e cópia da Certidão de Nascimento ou do Registro Geral, duas fotos 3x4, comprovante de residência, cópia de cartão de vacina atualizado para alunos da educação infantil, tipo sanguíneo e fator RH, declaração provisória de transferência, histórico escolar para alunos dos ensinos fundamental e médio e título de eleitor para estudantes acima de 18 anos.
Trabalho dobrado
Depois de sair do ar pela terceira vez, o sistema Nota Legal, da Secretaria de Fazenda (SEF), vai voltar a funcionar na segunda-feira (30) e o terá prazo estendido por mais duas semanas.
O motivo foi o rompimento de um cabo de fibra óptica da Telecom, prestadora de serviço. Todos os serviços que necessitam de conexão com internet foram interrompidos no órgão.
A conexão foi restabelecida na terça-feira (24), mas o órgão considera mais prudente que a destinação dos créditos nos impostos (IPVA ou IPTU) seja refeita até 29 de fevereiro no programa da Secretaria de Fazenda.
Quem acessou o sistema depois de 14 de janeiro para fazer cadastro, pedir senhas ou reclamações também terão que refazer o processo. Os técnicos da Secretaria de Fazenda reforçaram o servidor para que o sistema não volte a cair. No entanto, não está descartada a sobrecarga em momentos de pico.
Na terça-feira, o subsecretário da Receita da Secretaria da Fazenda, Estevão Caputo, disse que a infraestrutura está adequada para a demanda de usuários em Brasília. “Sobrecargas vão ocorrer como em qualquer outro sistema, mas nenhum contribuinte será prejudicado”, garantiu.
Fonte: Brasília 247 - 25 de Janeiro de 2012 às 17:34
Nenhum comentário:
Postar um comentário