VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BLOGUEIROS APÓIAM VOTO DISTRITAL PARA 200.000 ASSINATURAS 'VAMOS QUE VAMOS'


Enquanto a votação da Reforma Política se encaminhava para ser adiada, em Brasília, duas dezenas de blogueiros e twitteiros se reuniram com o jornalista e apresentador do programa CQC, Marcelo Tas, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (05), para discutir a estratégia do Movimento #EuVotoDistrital. Tas decidiu apoiar a causa como voluntário.

Para tirar dúvidas sobre o tema, o cientista político Amaury de Souza apresentou um histórico dos modelos de sistemas políticos no mundo. Ele explicou o que o Movimento #EuVotoDistrital defende: o majoritário uninominal de dois turnos. Amaury chamou a atenção para dados do modelo proporcional, em vigor atualmente no Brasil: 28% dos eleitores não se lembra em quem votou para deputado federal dois meses após a eleição. E, depois de quatro anos, 71% dos eleitores esqueceu quem foi seu candidato.

Uma urna transparente com 100 mil votos (foto) simbolizou na reunião as mais de 100 mil assinaturas recolhidas pela petição http://www.euvotodistrital.org.br. O Movimento é o único organizado em torno da Reforma Política. Apesar disso, o voto distrital sequer entrou no relatório do deputado Henrique Fontana (PT), examinado pela Comissão nesta quarta-feira. Sem conseguir consenso em torno de sua proposta, Fontana acabou tirando o seu projeto da pauta para não ser derrotado e marcou nova reunião para o dia 20 de outubro. Isso deu folego para que o #euvotodistrital planeje novas ações com objetivo de pressionar os congressistas para que o tema entre na discussão.

Um dos mobilizadores do Movimento, o jovem administrador Emydgio Carvalho Neto, convidou os blogueiros para aderirem à causa doando tempo, talento, recursos financeiros ou materiais. Ele contou que o Movimento funciona como uma rede distribuída, em que não há líder nem hierarquia, apenas uma organização de pessoas que interage democraticamente. O #EuVotoDistrital também adota o princípio da comunicação não-violenta, ou seja, não tenta convencer quem pensa diferente, muito menos agredir verbalmente seus opositores.

A reunião, realizada em uma sala emprestada pela Casa do Saber, no bairro do Itaim, gerou mídia espontânea: foram cerca de 350 posts sobre o Voto Distrital no Twitter, com um alcance de aproximadamente 2 milhões de impactos.  Entre os presentes, o blogueiro, publicitário e músico Guilherme Cury, o publicitário e planejador digital Bruno Divetta, Fabio Rex, o deputado Fabio Cherem (PSD-MG), do www.distritosdobrasil.com.br, Welbi Maia, Eduardo Graeff, Leandro Ogalha, entre outros.
 

O que é Voto Distrital?

O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com aproximadamente o mesmo número de habitantes. Cada partido indica um único candidato por distrito. Cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos. Dessa forma, é possível aumentar a fiscalização sobre os políticos; diminuir o custo das campanhas políticas; fortalecer o Poder Legislativo; trazer nova dinâmica de governabilidade e melhorar a relação representante/representado. O objetivo do movimento é mobilizar a sociedade através de assinaturas na petição http://www.euvotodistrital.org.br para pressionar o Congresso Nacional a implantar o voto distrital para eleição de deputados federais, estaduais e vereadores em todo o país. 
 
Fonte: Blog do CoroneLeaks - O coturno noturno e anônimo do Coronel

Nenhum comentário:

Postar um comentário