Fraqueza do governo de Agnelo provoca ressurgimento da oposição
O PSDB “vai” ter candidato a governador no Distrito Federal na próxima eleição, afirma o presidente da legenda, Márcio Machado. E o partido pode vir aliado a Joaquim Roriz (PSC) e a José Roberto Arruda (sem partido). “Não tendo nenhuma condenação, Arruda tem todo o direito de se candidatar”, observa o presidente tucano. Segundo ele, a fragilidade do governador Agnelo Queiroz (PT) reabilitou Joaquim Roriz (PSC). “E em política, tudo é possível.” Ou seja, o apoio de Roriz e Arruda ao candidato tucano não será descartado, já o apoio dos tucanos à candidatura de Roriz “terá que ser discutido”. Mas o PSDB não tem nomes para apresentar e sonha com Marconi Perillo.
Já o PMDB tem nomes e também poderá apresentá-los em 2014. O vice-governador Tadeu Filippelli está cada vez mais distante do governo do Distrito Federal. Passa mais tempo viajando que no Palácio do Buriti. O deputado federal Luiz Pitiman, único eleito pelo PMDB, também se descolou do PT ao sair do governo do DF e vem atuando fora da seara petista. O PMDB pode estar — na surdina — trabalhando para disputar o governo em 2014, caso a administração de Agnelo Queiroz não deslanche até o fim do mandato. O PMDB não pretende afundar junto com o PT.
O PDT, do senador Cristovam Buarque e do deputado José Antônio Reguffe, já abandonou o barco petista e Cristovam Buarque tem cadeira cativa na disputa pelo governo do DF. O PR, do deputado Izalci Lucas, também migrou para a oposição e ainda há o DEM, que perdeu seus deputados distritais — Eliana Pedrosa e Raad Massoud — para o PSD e precisa se reorganizar, mas é um partido que tem um discurso coerente de oposição. O governador Agnelo Queiroz, que começou sua gestão com uma base de apoio que reunia quase todos os partidos, acabou provocando o surgimento de uma oposição que se prepara para enfrentá-lo nas urnas. O governador pode vir a enfrentar inclusive Joaquim Roriz e José Roberto Arruda.
Fonte: Jornal Opção
Blog do Donny Silva - Publicado em 25/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário