VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Exclusivo: Uma conversa descontraída com a rapaziada do BrasiliaemOFF


Por Odir Ribeiro - Final de tarde de domingo. O Pontão do Lago Sul fervilhando de gente e de calor. Belas mulheres ao redor de minha mesa. Quase uma hora de espera, quando cinco rapazes chegam, orientados pelas minhas vestimentas e características que passei via e-mail horas antes do encontro agendado.

Tomei um susto, pensava que se tratava de apenas uma pessoa. Quando o blog falava em equipe, imaginava ser pura balela para despistar a todos.Fiquei mais surpreso quando os rapazes pediram "refri" ao invés de cerveja.

Foi aí que me senti em casa, pois também não sou adepto de qualquer tipo de água alcoolizada. As aparências físicas denunciavam a idade de cada um: 25 a 36 anos de idade. Três jornalistas e dois servidores do GDF.

De caderninho na mão, fui informado que não teria revelação de suas identidades. Consegui anotar pontos importantes da conversa, que aqui transcrevo. Eles estavam ali, apenas, para uma conversa para matar a curiosidade de ambas as partes. Mais da minha parte.

A curiosidade deles era apenas saber se o BrasiliaemOFF repercutia no meio jornalístico e no meio político, pois eles não tinham noção do poder de fogo de suas matérias.

Depois das apresentações de praxe, este blogueiro foi torpedeado com algumas perguntas. Queriam logo saber a minha impressão sobre o blog. Fui claro e lhes disse que é um dos mais bem informados da cidade.

Completei dizendo que muita gente tem perguntado nos burburinhos quem é o responsável pelo blog. Aos poucos, fui ganhando a confiança de alguns. Outros ficaram receosos. Mas a conversa a partir daí começou a fluir.

Fui direto ao assunto. Afinal, quem é o BrasiliaemOFF? Quem são vocês? – insisti.

– Somos desse mundo – riram – Olha, somos do mundo, do Brasil e de Brasília – disparou aquele que parecia ser o líder da equipe. E continuou:
– somos amigos desde os tempos de militância na juventude do PT e de faculdade. Vivemos política quase que 24 horas/dia.

Dos cinco integrantes do grupo, dois tem pais militantes e dirigentes petistas.Perguntei os nomes. Em vão, o silêncio os impediu de responder. Perguntei o porque do blog. A resposta veio rápida:


– Ainda esperamos mudanças no governo de Agnelo Queiroz. Para começar, ele não tem sangue petista e parece que não quer se adaptar. As nossas críticas o ajudarão, caso sejam levadas em consideração. Crescemos ouvindo
e também lutando por justiça social. Fomos contra os governos de Roriz e de Arruda. Nossos pais viram e participaram do nascimento do PT. Lutamos juntos na campanha em 2010. 

Tão logo o Agnelo assumiu percebemos que algo não ia bem. Desconfiamos das intenções de alguns dirigentes que pregavam a moralidade na política e de Paulo Tadeu. Já no governo de transição ouvíamos que ele estava com super poderes. Até mesmo, muitos de nossos companheiros de partido se queixavam de suas atitudes por abocanhar os cargos mais importantes do GDF. 

Pensamos: algo estranho está acontecendo. Fomos à posse na Câmara e no Buriti e percebemos que algumas figuras, que antes cumprimentavam as pessoas, mudaram o comportamento. Mas, tudo bem. Demos um tempo. Em março, vimos que o governo não vinha bem. Percebemos manobras de um determinado grupo.

Perguntei se alguém do grupo estava no governo. O líder disse:


– Sim, mas por concurso, sem cargo comissionado. A nossa questão não está relacionada com cargos no GDF. É uma questão de princípios partidários. De bandeiras históricas. De lutas passadas. Não dependemos do governo para
a nossa existência. Todos aqui tem salário. Não tem essa de ganhar salário de governo. Se tivéssemos poder, daríamos os cargos comissionados para os servidores de carreira. Seria uma forma de prestigiá-los e dar eficiência à máquina pública.

E quando surgiu a idéia do blog? – disparei a pergunta.


– Foi um dia que estávamos reunidos para discutir os rumos do governo. Fizemos uma análise crítica e daí surgiu a idéia de uma ONG que servisse de canal entre a população e o governo. Começamos a traçar o perfil da ONG. Aí
veio a idéia de se fazer uma ONG de denúncia de tudo que fosse errado na administração pública, não importando se era no Judiciário, Legislativo ou no Executivo. Mas, surgiu uma questão: deveríamos denunciar coisas do nosso governo? Logo veio a frase: “Doa a quem Doer”, parafraseando o pessoal do CQC – “ Custe o que Custar”. No dia seguinte, o grupo bolou a idéia de começarmos a ONG por um blog para depois irmos amadurecendo a idéia de ONG. Do nada, apareceu o nome BrasiliaemOFF.

Pergunto: Por que o anonimato?


– Ah, não tem como nos apresentar, poderíamos perder nossas fontes, que são os nossos companheiros de partido e de governo. Seríamos massacrados e perseguidos como estão tentando fazer com os blogs da cidade e com o
nosso. Além disso, tememos pelos nossos pais.

Eles sabem? – atravesso.


– Nem desconfiam. Procuramos evitar assuntos de governo em casa. Senão,fica muito na cara.


E as fontes, como conseguem tanta informação?


– Amigos, trabalho, jornais. Praticamente conhecemos quase todas as pessoas importantes do governo. Estivemos juntos na campanha. Ficamos até felizes com a escolha de alguns nomes para o governo. Foi o caso do Fernandinho da juventude. Achávamos que o GDF estava trilhando de fato um novo caminho. Mas, a escolha de alguns nomes já denunciava que o governo não seria o que pregamos na campanha. Agora, passados sete meses, percebemos que foi pura ilusão.


Voces sabem que querem descobrir a todo custo quem está por trás do blog?


– Sim, ouvimos muitos comentários a respeito disso. Já disseram que é o Lívio Di Araújo, do Alô Brasília; outros especulam que vem de uma embaixada; também ouvimos dizer que é coisa do Arruda e do Roriz. Mas como ser
do Arruda ou do Roriz, se não os poupamos com as nossas críticas? Não teria sentido algum. Por último, estão espalhando que o blog pertence a um comunista.

Vão mostrar a cara?


É cedo – responde o mais calado do grupo. – Vamos aguardar os acontecimentos.


E o que acham do governo Agnelo?


– É só acompanhar o blog diariamente, parece que não está nada bem.


Ao final do encontro, eles pagaram a conta dos refri e saíram, misturando-se entre os transeuntes do Pontão.

Fonte: Blog do Odir Ribeiro - Rádio Corredor

Nenhum comentário:

Postar um comentário