VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agnelo contra-ataca para tentar mostrar imagem de vencedor 'QUE TIPO DE VENCEDOR...???'

Ofensiva inclui assessores mais próximos. Principal alvo são os blogueiros, a quem o governador chama de mercenários, da pequena imprensa golpista. Mas nenhum deles tem ficha política suja e as contas bloqueadas pela Justiça

Por José Seabra

Em política, lenda não existe. Talvez inspirado nessa certeza e por temer se transformar numa nova Fênix e renascer das cinzas sem tempo programado para a ressurreição, Agnelo Queiroz decidiu contra-atacar seus desafetos e tentar vender a curto prazo uma imagem de vencedor.

A nova postura do governador do Distrito Federal foi o tema principal de uma mesa de conversas nesta segunda-feira 15. Um velho observador da política local, que acompanha os passos de Agnelo desde a época da Câmara Legislativa, chegou mesmo a avaliar que o ex-ministro do Esporte, passados pouco mais de sete meses da sua posse no Palácio do Buriti, está prestes a fazer uma jogada de mestre.

Recém chegado da China, onde foi plantar a candidatura de Brasília como sede dos Jogos Universitários Mundiais de 2017, Agnelo, como enxadrista que é, parece ter se inspirado nos velhos mestres do tabuleiro para avançar com suas peças contra os adversários, que ele não vê não apenas na pequena bancada oposicionista da Câmara Legislativa, mas na própria imprensa alternativa.

Essa nova estratégia compreende a ocupação de espaços na mídia por todos os meios possíveis e imagináveis. A assessores e interlocutores próximos, Agnelo chegou mesmo a dizer que o governo não mais se preocuparia com os veículos de comunicação que fazem oposição à sua administração, e que proliferam, nas palavras dele, como ervas daninhas para conturbar o novo caminho que ele prometeu trilhar.

No avanço para tentar minar os adversários que acredita identificar entre jornalistas que produzem blogs, a que o PT se refere maliciosamente usando o termo pejorativo de PIG - Pequena Imprensa Golpista, o governador escalou seus secretários Abimael Nunes (Publicidade), Samantha Sallum (Imprensa), Paulo Tadeu (Governo) e Cláudio Monteiro (Gabinete Particular). São, como no jogo de xadrez, seus bispos, dama, torres e cavalos. A ofensiva também terá peões avançados, como seu fiel escudeiro Miguel Lucena, presidente-licenciado da Codeplan e os deputados distritais Wasny de Roure (líder do governo) e Chico Vigilante (líder da bancada petista).

Vendendo para o público externo uma imagem de democrata, Agnelo não vai se espelhar no ex-presidente João Figueiredo, que ameaçava prender e arrebentar os adversários, muito menos em Fernando Collor, um apologista do dente por dente, olho por olho. Na verdade, as peças do seu xadrez vão estar perfiladas para responder a qualquer tipo de ataque que o Buriti considere injurioso.

No vocabulário a ser explorado pelo governador vão constar frases históricas, do tipo não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. Vai usar muitos ons para combater os offs em igual número e exigirá fidelidade máxima a todos os membros do governo, para acabar com o fogo amigo que, por ser intenso, ameaça sua administração muito mais que os blogueiros.

Um indício dessa nova postura de Agnelo foi dado ainda na China, no domingo 14, quando, em entrevista ao Correio Braziliense - que abocanha mensalmente uma vultosa fatia do bolo publicitário do Governo do Distrito Federal -, ele acusou blogueiros de fazerem uma oposição subterrânea.

São, disse o governador, mercenários, viúvas do crime que ainda não se acostumaram com uma nova forma de governar e continuam usando o mesmo método que adotavam quando estavam no governo, a difusão da mentira; usam suas penas para me atacar em blogs todos os dias.

O próprio governador deu a largada na batalha contra o que ele define como farsa, ao enfatizar, ainda a respeito aos blogueiros, que se pratica o mesmo jogo que faziam antes. Ainda não entenderam que o DF vive um novo ambiente. Chamo essa oposição subterrânea para subir à superfície, debater, mostrar a cara, suas discordâncias, sair da lama.

Até o fechamento deste texto,  os principais blogueiros de Brasília, a exemplo de Edson Sombra, Donny Silva, Carlos Honorato, Odir e Brasília em Off não haviam se manifestado sobre os ataques de Agnelo. É de se acreditar que silenciaram por não se sentirem atingidos pela pobreza de palavras e termos chulos de Agnelo. Já este repórter, que retirou do ar temporariamente o Blog do Seabra, decidiu se manifestar no espaço virtual de Notibras, como se lê aqui. O mesmo aconteceu no microblog Twitter, quando uma saraivada de alfinetadas foi dirigida ao governador. Postou-se ali, por exemplo, que não foi a mídia que vive em subterrâneos que bloqueou os bens do governador.

Talvez o governador tenha realmente o que mostrar. Digamos que somente agora o jogo começou. Cabe observar, porém, que se a eleição fosse hoje, Agnelo, ficha-suja por conta de inúmeras ações no Judiciário, não seria candidato. Mas ele está no Buriti pela vontade do eleitor. Pelo povo e para o povo, todos torcem democraticamente para que ele coloque realmente o Distrito Federal no novo caminho.

Mas, para que Agnelo não tropece nas próprias pernas e nas pedras do caminho, seus peões, torres, bispos, cavalos e a dama que cuida da imagem dele precisam dizer que os subterrâneos de Brasília são a céu aberto; que blogueiro não gosta de ser comparado a PIG; e, principalmente, que nenhum deles tem as contas bloqueadas pela Justiça.

Fonte: Blog do José Seabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário