VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

PROTESTO E CULTURA MARCAM ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

Protesto e cultura marcam aniversário de Brasília  
Na celebração de seus 52 anos, a capital federal é palco de ato contra a corrupção, que reuniu 1,5 mil pessoas na Esplanada, e de mais de 100 atrações culturais gratuitas

247O aniversário de 52 anos de Brasília, neste sábado 21, foi celebrado com um protesto contra a corrupção, que levou cerca de 1,5 mil jovens à frente da Esplanada dos Ministérios e com mais de 100 eventos culturais gratuitos, que se estendem até este domingo.

Nas primeiras horas da manhã, 18 balões levantaram voo para o 2º Festival Nacional de Balonismo de Brasília e transformaram a Esplanada dos Ministérios em um ponto de convergência para curiosos de todas as idades fascinados pelo tamanho, leveza e show de cores das aeronaves.

O festival, que faz parte das comemorações pelo aniversário de Brasília, acontece durante todo o final de semana com voos neste sábado 21 e domingo 22 em dois turnos, às 7h e às 16h.

Além do Festival de Balonismo, atrações gratuitas – selecionadas por meio de concorrência pública –, se apresentam ao longo do fim de semana. A Esplanada dos Ministérios é palco de uma festa preparada para toda a família brasiliense. Durante os dois dias, companhias, bandas e trupes infantis farão a alegria das crianças.

Os shows de música gospel começam pela manhã, às 10h, e seguirão até 23h, no estacionamento do Teatro Nacional. A Tenda da Diversidade, no Museu da República terá, entre 10h e 20h, apresentações de artistas locais.

No Palco Brasília, na Esplanada dos Ministérios, haverá shows noturnos com abertura de Dillo D’Araújo (21h) e Ellen Oléria (22h). As atrações especiais são Seu Jorge, às 23h, e a banda Capital Inicial, às 0h20.

O som também será animado no Palco da Juventude, na Biblioteca Nacional. A partir de 14h, vários cantores, grupos musicais e DJs até 3h10 se apresentam neste palco.

Domingo – No dia seguinte ao aniversário, as comemorações continuam, com atrações infantis durante todo o domingo no Espaço da Criança, na Esplanada dos Ministérios. No Palco Multi-Ritmos (estacionamento do Teatro Nacional) e na Tenda da Diversidade (Museu da República), artistas de Brasília tocarão tipos variados de música, como samba, axé e canções dos anos 60.

O Palco da Juventude (Biblioteca Nacional) também irá valorizar a cultura da cidade, com bandas como Parafernália, Falujah, Trampa e Plebe Rude. As apresentações terão início às 13h e seguirão até 23h.

Para encerrar a noite, Caetano Veloso apresenta grandes sucessos de sua carreira no Palco Brasília, na Esplanada dos Ministérios, às 23h20. Antes do cantor baiano, o palco receberá Bia Bedran (10h), Dhy Ribeiro (21h) e Chico Cesar (22h).

Protesto contra a corrupção

Também neste sábado, um público formado principalmente por jovens se reuniu sob um sol forte de outono na capital do país para protestar contra a corrupção. Cerca de 1,5 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, marcharam na Esplanada dos Ministérios vestindo roupas pretas e carregando faixas e cartazes que pediam o fim dos desvios de verbas públicas. A marcha foi reforçada pelo público que participa das comemorações dos 52 anos de Brasília.

Foi a terceira edição da marcha organizada pelo Movimento Brasil contra a Corrupção (MBCC). Os protestos são organizados, principalmente, pelas redes sociais. Segundo um dos organizadores, Rodrigo Montezuma, estão previstas mobilizações semelhantes à de Brasília em cerca de 40 cidades. As principais bandeiras desta edição da marcha são o fim do voto secreto nas votações do Congresso e celeridade no julgamento do escândalo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os cartazes, havia muitos que pediam a saída do governador do Distro Federal, Agnelo Queiroz, citado nas investigações da Polícia Federal que levaram à prisão o empresário goiano Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar um esquema de jogos ilegais.

Com informações da Agência Brasil e Agência Brasília

Fonte:  Brasília 247 - 21 de Abril de 2012 às 17:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário