O PT terá candidato ao Senado em 2014?
O DF tem 3 senadores e nenhum é do PT, mesmo sendo o partido mais bem votado.
E se, numa composição, os partidos aliados exigirem essa vaga na chapa?
Composições são importantes se basearem-se em princípios, nao em loteamentos de cargos. O melhor candidato é aquele que, pertecendo à aliança e tendo identidade ideológica com ela, além de ficha limpa, for o preferido da sociedade.
Pretende disputar a indicação no PT para o Senado?
Já sou pré-candidato ao Senado. Irei à convenção. Só não serei candidato se a sociedade e a militância me rejeitarem, e não as cúpulas partidárias sem voto ou aqueles que se julgam donos dos cargos.
Isso significa que o senhor vai para as prévias?
Só há Estado de Direito com democracia e a prévia é fundamental para saber qual é o perfil do candidato que o partido quer oferecer à sociedade.
Acha que outros nomes do PT vão se apresentar?
Prefiro os que colocam as suas pretensões às claras do que aqueles que, estimulados por interesses inconfessáveis, trabalham na surdina para defender posições que os eleitores jamais aceitariam.
Isso acontece dentro do seu partido?
Nunca foi da nossa tradição. Por isso, o debate precisa ser feito pelos apoiadores das cidades, inclusive os que sempre repudiaram a obtençao de vantagens pessoais com a política e que querem um senador que se preocupe com Ceilândia, Taguatinga, com o tombamento, com os trabalhadores, com o nosso setor produtivo e não com as negociatas de lógica financeira ou com o FMI.
O senador Gim Argello (PTB) quer ser candidato único da chapa liderada por Agnelo. Ele é da base da presidente Dilma. Acha que pode ocorrer interferência nacional para que Gim consiga esse objetivo?
Não é do perfil de quem lutou contra a ditadura e governa com uma gestão extremamente participativa, como a presidente Dilma, fazer imposições ou forjar candidaturas a partir do ar refrigerado dos gabinetes, especialmente se contrariar sua própria história e do partido a que pertence.
Sua intenção é permanecer no PT?
Alguns “peitistas” que têm me preterido por causa das bandeiras da ética e da transparência que defendo ainda vão ter que me aturar.
Se a sua candidatura ao Senado vingar, quem serão seus aliados?
As pessoas de bem que, graças a Deus, ainda são maioria nessa cidade. Para citar só dois exemplos: Érika (Kokay) e Reguffe me procuraram, me estimularam e me disseram que, se eu concorrer ao Senado, eles não serão candidatos em hipótese alguma e me apoiarão.
Fonte: Correio Braziliense - Coluna Eixo Capital - Por Ana Maria Campos e Lilian Tahan
Nenhum comentário:
Postar um comentário