VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O escândalo do estádio mais caro do mundo


Mais uma vez somos surpreendidos com notícias, fundamentadas e comprovadas, que o custo da construção do novo Estádio Nacional Mané Garrincha é o mais caro do mundo. Deverá custar cerca de 1,6 bilhão de reais aos cofres públicos quando tudo estiver terminado nos próximos 02 meses. Os números foram colhidos junto a órgãos oficiais do governo do Distrito Federal.

O governador Agnelo Queiroz tem se empenhado em manter os compromissos com o consórcio de empresas responsáveis pelas obras, e não tem medido esforços para realizar uma enorme sangria de recursos de áreas estratégicas do GDF para cobrir os sucessivos rombos no orçamento dessa  bilionária iniciativa.

A operação para cobertura dos gastos para a conclusão das obras do Estádio Mané Garrincha envolveu a Terracap, que teria feito empréstimo de 50 milhões de reais junto a instituições financeiras, e pelo próprio governo do Distrito Federal, que remanejou mais de 100 milhões de reais de áreas como a saúde e a educação, com a finalidade de acelerar a conclusão do empreendimento.

O que é mais grave nesse episódio é a total falta de transparência para a execução dessa obra, sem falar de sua anunciada falência, pois se trata na verdade de um verdadeiro elefante branco em pleno centro da Capital do país. Jamais teremos competições locais que demandem uma arena esportiva com capacidade para 70 mil pessoas. 

O PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, através de sua Direção Regional no Distrito Federal, vem a público denunciar a gravidade da situação e ao mesmo tempo, exigir dos órgãos de controle e fiscalização, tanto no âmbito local como na esfera federal, que se apure todas as denúncias de superfaturamento na execução da obra do Estádio Nacional Mané Garrincha, com a punição dos responsáveis por esses crimes contra a administração pública.

É isso que a população da Capital da República espera de seus representantes no Parlamento e também das autoridades do Poder Judiciário. Não é possível conviver com o desperdício do dinheiro, que é de todos nós contribuintes, e  a falta de transparência na gestão pública. 

Antônio Carlos de Andrade - Presidente do PSOL/DF

Um comentário:

  1. Então quer dizer que a imprensa e a sociedade "mentem" e só vocês do GDF/PT dizem a verdade? É isso?

    Veja bem, o estádio de Londres custou US$ 728 milhões ou 469 milhões de libras ou 1.428 Bilhões de Reais, estádio este que sediou as cerimônias de abertura e encerramento das OLIMPIADAS, ou seja, COMPLETO e com toda infraestrutura ESPORTIVA e não somente para futebol. Capacidade para 80 mil pessoas com teto feito de PVC, em vez de aço ou concreto, o que reduzirm os custos ambientais.

    Vale salientar ainda que após as Olimpíadas de 2012, este mesmo estádio será usado para receber jogos do Campeonato Inglês de Futebol (Premier League) e em 2017 será sede do Campeonato Mundial de Atletismo.

    Enfim, comparando toda a dinâmica, planejamento e GASTOS entre o Estádio de Londres com o Mané do DF, Brasília vergonhosamente gastou uma FORTUNA para quase NADA.

    E por favor, sem essa de querer "aliviar" gastos, até porque sequer foram contabilizados: Hotéis, estrutura, infraestrutura, etc,etc,etc...lá em Londres JÁ HAVIAM" e aqui tem?

    Abc

    Sérgio Prado

    ResponderExcluir