VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

GUARDA JANIO E SUA BATALHA PELA ANULÇÃO DOS VOTOS DE BENÍCIO TAVARES

Veja que interesante o caso do Guarda Janio agora espera a decisão dos 07 minitros do TRE/TSE o leitor destaca a curiosidade politica para onde vão os votos cassados do Benicio Tavares fica no partido ou anulidade dos votos cassados, claro se não serir para um o outro não poderá fica com os votos caso o seu suplente,os votos saõ comprados por abuso do poder econômico. Marc Arnoldi

Que disputa em torno do mandato de Benício Tavares ! Como bem lembrou Ricardo Lima, ainda há movimentação por parte do deputado no seu sexto mandato.


No caso de cassação definitiva, é bom lembrar que o TSE, até hoje, nunca divergiu do entendimento da manutenção dos votos em favor do partido do cassado, baseado na lei que, contrária ao senso comum, mantém os votos considerados nulos para o candidato, como válidos para a coligação ou partido.
 
Se não houver novo entendimento da Corte Superior, Robério Negreiros, 1o suplente do PMDB, assume a vaga, beneficiando-se dos votos de Benício Tavares.

Como a situação de Benício é inédita (por ter sido impugnado pelo TRE-DF, ele concorreu ao pleito com registro indeferido com recurso) a posição do TSE era aguardada em paralelo ao julgamento do mérito.
 
Pela lógica, votos adquiridos de forma ilícita não deveriam beneficiar a ninguém, justamente pela forma com a qual foram adquiridos. É o ponto que Raiumundo Ribeiro, 1o suplente do PSDB, queria ver abordado nas preliminares. Mas os ministros descartaram as preliminares.
 
Onde entra agora o PSB ? Na noite de 3 de outubro, com Benício ainda indeferido, o resultado proclamado pelo TRE-DF colocava Raimundo Ribeiro como 24o Distrital, seu partido (PSDB) tendo realizado 84.044 votos, benefiava da 8a e última sobra.
 
Quando a votação de Benício foi reintroduzida, o PMDB pulou de 69.016 votos para 86.577 votos, passando o PSDB, deixando o ex-Secretário da Justiça do Governo Arruda do lado de fora.
 
Se os votos de Benício forem anulados completamente, o PMDB volta para 69.016 votos. Mas, além de Benício Tavares, outros candidatos a Distrital foram impugnados.
 
A quase totalidade também foi recusado pelo TSE (por sinal, quatro ainda estão no aguardo do desfecho final, dos quais Jaime Recena e seus 1.709 votos). Mas com a decisão do STF de não aplicar a Lei da Ficha Limpa na eleição de 2010, os pouquíssimos impugnados com esta base foram validados.
 
É o caso de Paulo Henrique Oliveira, o PH do PCdoB, que teve 800 votos. O PCdoB era coligado com o PSB e, somando os 800 votos aos 83.381 dos válidos, o PSB/PCdoB atinge 84.181, ou seja, 137 votos a mais que o PSDB de Raimundo Ribeiro !

Por isso, e resumindo: se não mudar o entendimento do TSE e os votos de Benício continuarem valendo para o partido, é eleito Robério Negreiros (PMDB).
 
Se houver novo entendimento do TSE e os votos forem totalmente anulados, assume o Guarda Janio (PSB).
 
Fonte: Guarda Janio no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário