VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SARNEY E OS 'ALOPRADOS': "É MELHOR CADA UM SE EXPLICAR"

Guido Daniele/BBC

No trato com os desafetos, José Sarney não é senão um bigode que traz o cérebro no fígado. Guarda a bílis na geladeira.

Há dois anos, quando Sarney ardia nas manchetes da crise dos atos secretos do Senado, Mercadante hesitou. Ameaçou renunciar à liderança do PT.

Amaciado por Lula, Mercadante renunciou à renúncia. Mas desceu à caderneta de Sarney como uma vingança esperando para acontecer.

Súbito, uma indiscrição do “aloprado” Expedito Veloso reacomodou sobre os ombros de Mercadante o fardo do dossiê anti-Serra, escândalo de 2006.

A nova coordenadora do Planalto, Ideli Salvatti, foi levada de roldão. Acusam-na de ter participado de reunião em que se discutiu a divulgação do papelório sujo.

Diferentemente de Mercadante, Ideli compôs gostosamente o pedaço petista da tropa que fez a defesa de Sarney. 

A despeito disso, Sarney viu na ressurreição da “alopragem” uma oportunidade para retirar do freezer a bílis que Mercadante inspirara.

Instado a comentar a encrenca alheia, o tetrapresidente do Senado fustigou: “A melhor fórmula é cada um se explicar naquilo que for acusado…”

“…Se agiu corretamente, não há por que deixar de fornecer as explicações que o Congresso pede”.
Mercadante vai à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça (28). Falaria sobre ciência e tecnologia. Será compelido a mudar de assunto.

Nesta segunda (27), véspera do depoimento, o ministro atribuiu a volta do pesadelo à morte do pemedebê Orestes Quércia. Ideli soltou uma nota.

Sarney ri por dentro. Parece enxergar na vingança a forma mais segura de justiça.

Fonte: Blog Josias de Souza - Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário