VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de julho de 2014

É possivel Pitiman herdar o espólio de Arruda?

No primeiro programa, As Divagações das Eleições, que tive o prazer de gravar com o cientista político, Francisco de Paula Jr. e com a blogueira Cris Oliveira, um assunto me chamou muito a atenção. Cris Oliveira levantou uma lebre sobre o candidato do PSDB ao GDF, Luiz Pitiman.

Ela disse da possibilidade de Pitiman “herdar” os cabos eleitorais de José Roberto Arruda(PR) em caso de desimpedimento judicial do mesmo. Como não gosto de desperdiçar informações, confesso que pensei no assunto e, ao mesmo tempo, fiquei intrigado, com os posicionamentos da analista. Mas, vamos ao direto ao assunto e tentar dissecar para entender, essa possibilidade.

Pensando bem, as observações da Cris não são nada absurdas. Como ela mesma disse, interlocutores de Arruda e Pitiman conversam constantemente, e candidatura de Pitiman é a que mais se aproxima dos ideais dos rorizistas e arrudistas. A pergunta que fica é: Seria Pitiman, em caso de impedimento da candidatura de Arruda, o herdeiro dos seus fiéis cabos eleitorais? Fica essa dúvida importante, pois nisso aposta o Pitiman para fazer decolar sua candidatura.

Uma coisa não se pode reclamar de Luiz Pitiman, a firmeza em suas posições: desde o começo ele “cantou aos quatro cantos” que seria candidato ao Palácio Buriti, pelo PSDB. Muitos duvidaram, inclusive o titular deste blog. Mas não deu outra, o parlamentar, contra tudo e todos está candidato.

Com a condenação de Arruda, já surge uma corrente defendendo o que chamam de a terceira via, podendo ser o próprio Pitiman, que tem por um partido de peso, o PSDB de Aécio Neves. No próprio staff de Arruda, há possibilidade de um plano "B", que segundo este blog apurou, seria o ex-deputado federal Jofran Frejat, do mesmo partido e vice da chapa de Arruda.

A verdade é que Pitiman é o único que dispõe de toda a estrutura para manter a sua candidatura até o fim, o político não tem problemas judiciais e ainda por cima teria espaços suficientes para abrigar todos os arrudistas e rorizistas em seu ninho. Não podemos esquecer que ainda existem muitas mágoas nos bastidores. Muitos acusam cabos eleitorais e pessoas próximas a Pitiman de ataques rasteiros na internet.

Para herdar o “espólio Arruda”, o pretenso postulante teria que aparar arestas com Eliana Pedrosa e Alberto Fraga, por exemplo, que não ficaram muito felizes com a postura de Pitiman nos momentos de turbulência.

Uma coisa eu aprendi nessa minha curta vida de jornalista, que cobre o meio político: em política não há magoa que dure para sempre, as arestas quando oportuno, sempre são aparadas e esse tipo de procedimento que Pitiman terá que adotar imediatamente, caso seja necessário. Ele precisará convencer os arrudistas e rorizistas de que no ninho tucano há conforto e abrigo para todos. E sem ressentimentos.

Fonte: Odir Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário