VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

PSDB/DF: Racha de vez o ninho. Até nova intervenção é cogitada

Corrida contra o relógio. Sob fogo cerrado 

Rachou de vez o PSDB do Distrito Federal. A reunião da executiva regional convocada pelo presidente Eduardo Jorge (foto) acabou em confronto. Sua maioria, 11 dos 14 integrantes, reafirmou sua posição contrária à condução do processo de indicação do candidato ao Buriti. Os rebeldes conseguiram o que queriam. A reunião transformou-se em uma espécie de referendo sobre o nome que surge como favorito para a indicação, o deputado federal Luiz Pitiman. 

Sob fogo cerrado
 
Foi dito a Eduardo Jorge – contou o ex-presidente regional Márcio Machado, ele próprio candidato à indicação tucana – que Pitiman não agrega. “Ele não tem história no partido, nem na cidade”, assegurou Márcio Machado. 

Até nova intervenção é cogitada 

Eduardo Jorge não gostou nada, mas nadinha mesmo, dessa resistência. Falou até em traição e em comportamento desleal dos integrantes da executiva. Na realidade, ele não precisa do apoio dos demais membros. O diretório está sob intervenção da executiva nacional tucana e, além disso, a palavra final sobre a escolha dos candidatos cabe à cúpula federal, sob controle do senador Aécio Neves, aliado de Eduardo Jorge. Se necessário, disse o presidente, a direção nacional faria até uma nova intervenção, substituindo os integrantes da executiva. 

Quem fica com a maioria 

De seu lado, ponderou Márcio Machado, não é apenas a maioria dos membros da executiva que reagem à indicação de Pitiman. Juntos, calculou, eles representam 75% do PSDB brasiliense. Uma nova intervenção representaria apenas um desgaste para a direção e para o próprio Aécio Neves. 

Corrida contra o relógio 

Um problema adicional é que se corre contra o relógio. Resolução da executiva nacional determina que os diretórios se manifestem até o dia 31 de março, indicando seu candidato – ou candidatos – a governador. A última  palavra cabe mesmo à direção nacional, leia-se Aécio Neves. Essa última palavra representa na prática, como sabe muito bem o presidente Eduardo Jorge, um juízo a respeito do que é mais positivo para a candidatura presidencial de Aécio Neves. É essa também a missão de Eduardo Jorge no plano do Distrito Federal. 

Vínculos com Arruda 

O PSDB brasiliense, inclusive os candidatos a governador Márcio Machado e Izalci Lucas, tem fortes vínculos com o ex-governador José Roberto Arruda, cotado para disputar o Buriti pelo PR. Quando governador, Arruda mantinha também muita proximidade com Aécio. 

Fonte: Coluna Alto da Torre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário