VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dilma e o caos no setor energético

 
O governo Lula foi mestre na propaganda, principalmente na falsa propaganda. O PAC nada mais é do que um conjunto de obras, que não saem do lugar, reunido sob uma mesma sigla. Na campanha de 2010 a propaganda atuou de novo para apresentar ao país uma candidata que teoricamente era uma gestora capacitada e competente. Novamente falsa propaganda.
 
O país hoje passa por maus bocados graças, justamente, à incompetência clara do Governo Federal. Peguemos, por exemplo, o setor elétrico. Quem não lembra que no ano passado a presidente foi à TV falar que as tarifas cairiam 20%? Pois é, o que nós vemos é que a tarifa na verdade aumentou. Isso se deu porque Dilma Rousseff, em uma ação populista, quis forçar para baixo as tarifas às custas das empresas de fornecimento. Criou um rombo nas contas das empresas que o Governo Federal se recusa a cobrir. Dilma ignorou o mercado e atropelou a responsabilidade, tendo agora o povo brasileiro que pagar pela sua trapalhada.
 
Falando nesse setor cabe ressaltar, inclusive, a fala do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, que afirmou em audiência no Congresso que os preços da energia não podem variar como os do tomate, mas o fato é que estão variando, e justamente por ações populista do Governo Federal.
 
No que tange o setor energético temos uma pessoa com responsabilidade sobre o caos que hoje vivemos, Dilma Rousseff, que desde o primeiro mandato de Lula está à frente do setor. Dilma foi ministra de minas e energia, depois ministra da Casa Civil e agora presidente. Sua gestão incompetente fez com que, hoje, tenhamos uma Eletrobras com metade do preço de mercado que tinha há poucos anos.
 
E a Petrobras? A presidente desespera-se tentando terceirizar a culpa de sua irresponsabilidade na compra da refinaria de Pasadena, mas não consegue esconder que assinou o documento. Não sei, particularmente, o que é pior: ela ter assinado sem ler ou ter assinado sabendo. O fato é que tudo isso tem que ser investigado já que os prejuízos aos cofres públicos são de mais de 1 bilhão de reais.
 
Quem não lembra das propagandas ufanistas que o governo Lula veiculou para dizer que o Brasil era autossuficiente em petróleo? Se somos autossuficiente então porque ainda importamos? Porque a Petrobras toma prejuízos rotineiros para impedir inflação? A questão aqui é que o governo mentiu ou foi incompetente, precisamos saber qual das duas coisas.
 
O fato é que o caos no setor energético tem efeitos diretos em toda a sociedade. A inflação na tarifa faz com que a indústria tenha que repassar o custo para os consumidores que também são onerados nessa equação. O mercado não é a coisa mais difícil de se entender, mas o governo, por desacreditar do mercado, acha que está isento de suas regras. Aí, junto com excessivo gasto estatal, é que recai o motivo de uma inflação persistente com baixo crescimento econômico. O Brasil tem que romper com esse ciclo urgentemente!
 
Fonte: Matheus Leone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário