VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tenente pode ser expulso da PM por incitar adesão à Operação Tartaruga

Operação Tartaruga começou em outubro de 2013


A conduta do tenente da reserva Jorge Antônio Martins, da Polícia Militar do Distrito Federal, será avaliada por um Conselho de Justificação criado na corporação. A comissão julgará se ele incitou os policiais militares e bombeiros a participar da chamada Operação Tartaruga, durante entrevistas que concedeu à imprensa local.

A criação do conselho para investigá-lo foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial do DF.  Segundo a publicação, o tenente afetou o decoro da classe e o “pundonor militar”, o que foi considerado uma transgressão disciplinar grave.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, caso seja comprovada a falta do tenente, ele poderá receber punição que pode variar de uma advertência até a sua expulsão da corporação.

O TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) acolheu o pedido do Ministério Público e considerou a Operação Tartaruga da Polícia Militar ilegal. A decisão da Justiça determina ainda que os policiais normalizem o trabalho imediatamente.

Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 100 mil às associações representativas da corporação e ao Comando-Geral da Polícia Militar.

A decisão determina também que o comandante-geral da PM instaure procedimento próprio para apurar responsabilidades penal e disciplinar em caso de continuidade do movimento.

O MPDF (Ministério Público do Distrito Federal) decidiu, nesta sexta-feria (31), pedir a ilegalidade da Operação Tartaruga, iniciada pela Polícia Militar do DF em outubro do ano passado.

A procuradora-geral de justiça, Eunice Carvalhido, ajuizou uma ação pedindo a ilegalidade do movimento e que os policiais retomassem a regularidade das atividades imediatamente.

Para a procuradora, a ausência do policiamento ostensivo da PM tem gerado o aumento do número de crimes violentos no DF, em especial roubos com emprego de arma de fogo, latrocínios e homicídios.

Na ação, Eunice Carvalhido alegou que a “população do Distrito Federal está absolutamente desprovida de proteção”.

Operação Tartaruga

Policiais militares do DF iniciaram, em outubro de 2013, uma operação para pressionar o governo a dar reajuste salarial, reestruturação da carreira e pagamento de benefícios a PMs em atividade e reformados.

O movimento, chamado de “Operação Tartaruga”, consiste em diminuir a resposta a situações de crime e violência e tem sido apontado com o motivo para os números  crescentes de crimes no DF.

Nesta sexta-feira, o governador do DF, Agnelo Queiroz, prometeu garantir a segurança da população, alegando que se trata de um movimento político.

Fonte: Portal R7 DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário