VISITANTES

Perfil

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um blog comprometido com o resgate da cidadania."O aspecto mais importante do caráter de Cristo, foi sua confiança na grandeza da alma humana". É necessário enxergar a verdade sobre o mundo e sobre nós mesmos, ainda que ela nos incomode e nos seja desagradável.

Pesquisar este blog

sábado, 9 de novembro de 2013

Operação Átrio: Propina em troca de alvarás para empresas

Administradores de Águas Claras e Taguatinga têm prisão decretada sob acusação de cobrança para autorizar construções e funcionamento de empreendimentos. Mais 12 pessoas são investigadas, entre as quais o ex-vice-governador Paulo Octávio

Policiais civis estiveram nas administrações de Taguatinga e Águas Claras para apreender documentos: mediante pagamento de propina, alvarás poderiam sair em até 15 dias

A rapidez incomum na emissão de alvarás para construção de pelo menos seis grandes empreendimentos residenciais e comerciais no Distrito Federal é alvo de uma ampla investigação. Na manhã de ontem, o Ministério Público e a Polícia Civil deflagaram a Operação Átrio e prenderam o então administrador de Águas Claras, Carlos Sidney de Oliveira.

Também existe mandado de prisão em nome do agora ex-administrador de Taguatinga, Carlos Alberto Jales, mas ele fugiu ainda na madrugada. Os dois são suspeitos de participar de um esquema de pagamento de propina a fim de burlar o trâmite dos processos. Diante das denúncias, os dois foram exonerados. 

A ação conduzida por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco) também levou 12 pessoas, entre comerciantes, empresários, servidores e funcionários de empresas particulares, a prestarem depoimentos. O ex-vice governador Paulo Octávio (PP) foi um dos alvos. A Justiça decretou a “condução coercitiva” do empresário para depoimento. Ele estava em viagem a São Paulo e se apresentou à tarde para prestar esclarecimentos.

Em Taguatinga, promotores e policiais civis recolheram provas
 
Segundo a investigação, o político e empresário exercia forte influência sobre os gestores. Inclusive, determinava como os processos relacionados aos seus negócios deveriam ser conduzidos. Policiais e promotores cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de Paulo Octávio, no Lago Sul, e em dois hotéis de sua propriedade. Ele nega irregularidades na concessão de alvarás. (leia mais na página 20).
 
O maior empreendimento citado no inquérito é o JK Shopping & Tower, em Taguatinga Norte, previsto para ser inaugurado no próximo dia 16. Construções desse porte levavam, no máximo, 15 dias para serem aprovadas pelos administradores. Em situações normais, o prazo pode variar de 60 dias a um ano.

 
Integrantes da Polícia Civil: investigação do caso começou em 2011

Há suspeita de que, além de dinheiro, os interessados em erguer prédios luxuosos com mais celeridade cooptavam funcionários, ofereciam presentes e exerceriam um forte tráfico de influência. “Não é possível contabilizar os prejuízos aos cofres públicos, pois o crime não envolve apenas vantagem patrimonial. Há danos, por exemplo, ao meio ambiente e ao trânsito por ausência de estudos de impacto nessas regiões”, explicou o chefe da Deco, delegado Fábio Santos de Souza.
 
O Gaeco e a Deco ainda solicitaram a prisão do empresário Luiz Bezerra de Oliveira, negada pela Justiça. Durante as diligências, os investigadores descobriram que ele deu R$ 40 mil aos dois administradores, dinheiro supostamente oriundo de propina. Carlos Jales mora em um apartamento luxuoso em Águas Claras cedido por Bezerra (leia mais na página 21).


Fonte: Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário